Neste Caderno de Campo são apresentados os resultado da investigação do nosso projeto “Heranças Globais, a inclusão dos saberes das comunidades sobre o uso das memória social na construção da inovação social, que decorreu entre 2012 e 2017.
Trata-se dum caderno de campo onde foram registados os dados observados nos diferentes momentos da investigação. Foi um trabalho desenvolvido em três espaços: a fronteira luso-espanhola, Moçambique e Brasil. Procurou-se criar uma rede de partilha de conhecimento sobre os processos de ativação de memórias locais para detetar o que lhe é comum.
O objeto da investigação – o processo da memória social foi trabalhado de forma interdisciplinar . O seu objectivo foi analisar os processos de ativação de memória social como ferramenta de construção duma ação socialmente significativa (catalisadora de mudança).
Usámos este Blog como como plataforma de publicação dos resultados da investigação e sua discussão, e em maio de 2018 o projeto teve sequencia no âmbito da Cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural.
Foram parceiros da investigação o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Departamento de Museologia da Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, o Departamento de Antropologia da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique e o Museu Afro, da Universidade Federal da Baía. A Plataforma Museion : Rede Transfronteiriza de Museus, O MINOM: Movimento Internacional para uma Nova Museologia e o Comité Português do Projeto da Unesco “A Rota do Escravo”.
Relatório Final do Projeto