Em pareceria com outros projetos no Brasil, em África e no Oriente, reúne informações, documentos, bibliografias e imagens existentes em diferentes instituições de memória. Estimula a apresenta investigações numa perspectiva interdisciplinar e constitui-se como um espaço de encontro dos diferentes saberes e práticas sobre as relações dos africanos, dos seus descendentes com a Europa.
Adota o conceito de museu digital com base na museologia informal para contribuir na inclusão das culturas das comunidades africanas, para a divulgação das suas produções culturais e representações identitárias tradicionalmente excluídas de espaços e institucionais formais.
A digitalização de acervos e a sua disponibilidade pública é um instrumento que facilita o diálogo entre culturas e contribui para a consciência da construção das sociedades com base numa cultura de paz e nos diálogos interculturais. Propomos que o Museu AfroDigital – Estação Portugal atue no campo das Epistemologia do Sul, promovendo a Ecologia dos Saberes e contribuindo para os procedimentos de tradução através de apresentação de propostas de acesso ao saber participado e descentralizando as formas de conhecimento.
Consideramos documentos um conjunto amplo de registos: reproduções de material impresso como recortes de jornais; documentos pessoais; cartas; atas; textos publicados ou não; poesias; receitas culinárias ou da medicina tradicional; fotos; iconografia; gravações e partituras de músicas; depoimentos; rezas; cantigas; reproduções de objetos ou artefatos da cultura material; filmagens; e gravações de eventos culturais ou políticos.
A documentação obtida será disponibilizada em exposições e arquivos. Dentro de uma perspectiva de que o híper texto permite o diálogo com um público ampliado e incentivando a interação, pretendemos que o usuário possa ser produtor de conhecimento ao contribuir com seleção, identificação e classificação de documentos. Parte-se da ideia que o aprimoramento do sistema utilizado pelo Museu AfroDigital conduza os usuários a propor e criar novas exposições e doar documentos ao acervo digital.