Caderno de Investigação – Mozambike – parte I

Discursos Cruzados

Começo o dia com uma reunião na Eduardo Mondlane na Karl Marx, por cima da Livraria Universitária. No edifício parece existir uma residência universitária e uma cantina. É muito o movimento de jovens. Pelo contrário, a livraria parece estar em processo de dissolução. Poucos livros nas prateleiras. Subo ao 2º andar, onde está o escritório de AC.

Enquanto espero olho para o espaço de exposição de arte. Entretenho-me a folhear o jornal comemorativo dos 50 anos da UEM. Olhos os discurso do Prof. Manuel Garrido Araújo. Professor de Geografia e docente da UEM. Representa a geração do 8 de Março, a geração que em 1977 toma conta da Universidade na sequência do discurso de Samora Machel afirma que a Universidade tem que estar ao serviço da construção do socialismo. A questão que o jornal levanta é procurar como é que essa geração macrou os destinos da universidade. Um discurso que contrasta com o discurso atual da busca de Excelência. De procurar ligar a investigação ao trabalho. Como é se se liga o m undo do trabalho à universidade.

A conversa decorre com afabilidade. Falamos dos projetos. Da questão da Rota dos Escravos da UNESCO. A propósito de exposições conversamos sobre a exposição “os filhos da Lua” que levou milhares de pessoas à fortaleza de Maputo. Mais tarde encontrarei o catálogo. Foi uma exposição interessante que levou milhares de pessoas à fortaleza e que ilustra as novas dinâmicas da zona portuária. Com a instalação do novo museu das pescas e a criação de uma zona de animação turística o centro vai ter uma nova centralidade.

Será curioso saber o que vai acontecer à urna do Gugunhanha, o herói nacional moçambicano no interior do museu. Ficará ou será remetido para o cemitério.

DSCN3656 DSCN3657 DSCN3658 DSCN3659 DSCN3660 DSCN3661 DSCN3662 DSCN3663 DSCN3664 DSCN3665 DSCN3666 DSCN3667 DSCN3668 DSCN3669 DSCN3670 DSCN3671 DSCN3672

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

The inclusion of community knowdlege on territorial development

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search