Caderno de Investigação – Mozambike – parte I

Olhares Índicos

Encontro-me ao princípio da manhã com JP no CES Aquino de Bragança. A conversa corre solta. O CES procura centrar o seu discurso na região a sul. Falara do sul a partir do sul. Na região há um comércio de bazar. É preciso entender as lógica do comércio de bazar. É um “mercado” com as suas características próprias. Diferente do comércio “global” embora conviva e se aproveite dele. Sem compreender isso é difícl atuar no mundo indico. Os tugas ainda andam a sonhar com o império perdido e não vêm claramente isso.

A segurança do Indico está nas mãos da África do Sul. A AS posiciona-se como guardiã do Índico e da rota do cabo. Tem três submarinos e 4 fragatas. Tem feito exercícios com a marinha da nato. A conceção de defesa da AS centra-se no indico e estabelece alianças com a Europa e com a Índia. Assumir a segurança do continente, assegurar as rotas marítimas e os bancos de pesca.

O Norte ainda olha o sul como espelho da culpa. Hoje é preciso multiplicar os saberes alternativos. O homem é como como retábulo do tempo. Umas vezes abem-se algumas portas, noutras alturas fecham-se. Nestes tempos vivem-se os tempos do sul

No CES procura-se o Homem do Indico. Faz-se uma antropologia das comunidade índicas Seguindo algumas ideias de Omar Ribeiro Thomaz. Os olhares Indicos de hoje são um caminho de investigação.

Se olharmos para Maputo, que é uma cidade em mudança, podemos escutar o eco dos sons da construção. Mas essa construção vai dar aonde. O que é que a história e a memória nos dizem. A consciência duma narrativa desloca o olhar – serve para passar a voz do outro.

Saio com estas palavras a ecoar. Os dias estão curtos em Maputo. Escuta-se o vento do Indico. A monção.

DSCN3676 DSCN3677 DSCN3678 DSCN3679 DSCN3680 DSCN3681 DSCN3682 DSCN3683 DSCN3684 DSCN3685 DSCN3686 DSCN3687 DSCN3688 DSCN3689

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

The inclusion of community knowdlege on territorial development

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search