Viagens na Fronteira

Belmonte

Belmonte é terra de judeus. Conhecia nos idos de oitenta quando tentava a agricultura. Na época havia o castelo, a torre Centum Cellase conhecia-se a presença dos marranos. Hoje têm cinco museus. O Eco-museu do Zêzere. O Museu dos Descobrimentos. O Museu do Azeita. A Igreja de São Francisco e o museu Judaico. Para não falar do Castelo, alvo duma intervenção do IPPAR. A Pousada de Belmonte, um equipamento turístico é também ela própria num edifício histórico

Começemos pela recuperação da Pousada O Convento de Belmonte, instalado no alto dum morro com vista para o vale do Zêzere. O claustro e a nave foram reconvertidos em espaços de Lazer. Os quartos instalado em novas células monásticas.

No núcleo urbano surge-nos com alguns trabalhos de requalificação. Não é um pleno geral de requalificação, mas o espaço encontra-se cuidado.

Na antiga Tulha dos Cabrais encontra-se o Eco-museu do Zêzere. Trata-se dum equipamento voltado para a História Natural do Rio, para os elementos sobre a sua biodiversidade. Uma reconstrução dos vários níveis do seu percurso, tipos de geologia, espécies que o habitam. As questões da produção de energia. É um equipamento sobretudo didáctico. O equipamento é revelador da estratégia museológica adoptada. Fazer de Belmonte um ponto de partida para diferentes roteiros. A maioria deles no seu interior, sem esquecer o território envolvente.

A viagem passa a Histórica no Museu das Descobertas. Em frente, no paço dos Cabrais uma instalação multimédia propõe uma viagem ao Novo Mundo com partida de Belmonte. Iniciando pela sua geologia, pela sua história, chegando aos Cabrais. Relata a grande aventura de Pedro Alvares Cabral, a ciência e a náutica necessária para atravessar o grande oceano ignoto. Uma grande sala multimédia mostra e procuras dar a experimentar o tempo do mar. No novo mundo relata-se a exuberância e a diversidade da natureza. Os primeiros contatos. Um jogo permite negociar com um índio através da troca de produtos. A floresta é representada por fitas que caem do teto. Uma parte sobre a escravatura. Uma narrativa sobre o novo país e até algum atrevimento na fala sobre a construção da identidade brasileira, não faltando a música, a comida e os seus autres de referencia.

Ainda no campo da História pode-se subir ao castelo. De entrada gratuita, dotado dum anfiteatro ao ar livre, dotado de janelas manuelinas, tem um grande vista sobre o Zêzere e o vale da Ribeira de Caria.

Descendo para a vila, passando pela Sinagoga e pela Judiaria encontramos o Museu Judaico. Um museu de consciência sobre a herança judaica dos marranos. Uma comunidade resgatada do esquecimento nos anos 20 (1924). No seu interior peças de culto, memória dos habitantes. Grelha de leitura das marcas das famílias judaicas e um pequeno memorial às vítimas da Inquisição.

O Último Equipamento é o Museu do Azeite. Um antigo lagar de Azeite transformado em Lugar de Memória. Tem um ponto de venda de produtos derivados do Azeite.

IMG_8487

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

The inclusion of community knowdlege on territorial development

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search