- O Comité do Património Mundial
Sangha Trinational – Cameroon, Central African Republic and Congo
https://www.africanworldheritagesites.org/natural-places/forests/sangha-trinational-car-cameroon-congo.html
O Comité Intergovernamental para a Proteção do Património Cultural e Natural de Valor Universal Excecional, também referido como o Comité do Patrimônio Mundial, é composto por 21 membros eleitos pela Assembleia Geral de Estados Membros[1] durante a Conferência Geral da UNESCO.
Representantes de organizações internacionais intergovernamentais e não governamentais (“ONGs”[2]) podem assistir às reuniões em caráter consultivo e ser convidados a participar em discussões e problemas específicos.
O Secretariado do Comité atua como o Centro do Património Mundial[3] em Paris e é apoiada pelo Diretor Geral da UNESCO.
[1] http://whc.unesco.org/en/ga/
[2] Organização não-governamental – Definição (s) Uma organização não governamental (ONG) é um grupo de cidadãos voluntários, que realiza ações sem fins lucrativos orientadas para objetivos de bem comum, organizado a nível local, nacional ou internacional. AS ONG’s desempenham uma variedade de funções humanitárias e de serviço, apresentam as preocupações dos cidadãos aos governos, defendem e monitorizam políticas públicas e incentivam a participação política através da difusão de informações. Algumas ONG’s são organizadas em torno de questões específicas, como direitos humanos, meio ambiente, património ou saúde. Eles fornecem análises e conhecimentos, servem como mecanismos de alerta precoce e ajudam a monitorar e implementar acordos internacionais. A relação das ONG’s com as agências do sistema das Nações Unidas difere de acordo com seus objetivos, do seu local e do mandato de uma determinada instituição. (Fonte: NGO Global Network)
Palavras-chave “organização não-governamental” Participação das partes interessadas
[3] http://whc.unesco.org/en/world-heritage-centre/