Uma Agenda de Investigação para a Educação Global e a Diversidade Cultural

  • Valores e Património Cultural e Natural – por exemplo: o que conta como património cultural e natural, como ele é escolhido, como ele muda em sociedades cada vez mais diversas / plurais, como molda identidades, como e quando diferentes tipos de património são reconhecidos, experimentados, abraçados, representados ou ignorado?
  • Ligar Pessoas com Património, Criar Pontes com os valores – por exemplo: como, por que e com que resultados as pessoas se envolvem com seu património cultural e natural e porque isso é importante para eles? Quais novas formas e oportunidades de envolvimento com o património estão emergindo (por exemplo, herança sensorial, jogos sobre o património?)
  • Património Cultural e Comunidades Sustentáveis  – por exemplo: os paradigmas de proteção do património que nos serviram bem no passado são igualmente aptos a responder aos desafios do futuro? Que novos paradigmas estão emergindo para  governar / tomar decisões sobre / envolever / salvaguardar / adaptar nosso património cultural em um mundo em rápida mudança? Como estão as comunidades locais a envolver-se no seu património
  • Heranças futuras, novos usos / reutilização de patrimónios e exploração do potencial de tecnologias digitais e outras – por exemplo: como podemos usar como recurso para o bem-estar cultural, social e económico para além do turismo e da conservação? Como podemos apoiar o uso inovador do património tangível e intangível, habilidades patrimoniais (por exemplo, artesanato) e pesquisa do património?
  • Heranças intangíveis, emergentes, ocultas e contestadas – por exemplo: como as formas emergentes de herança futuras podem ser identificadas de forma mais eficaz? Como as heranças intangíveis podem ser conservadas e exploradas de forma mais sustentável no futuro? Como a pesquisa de artes e humanidades pode contribuir para processos que descobrem heranças “escondidas”, redescobrir heranças “perdidas”?
  • Alterando as economias do património – por exemplo: como a pesquisa pode enriquecer ainda mais experiências e encontros patrimoniais e reforçar a contribuição do património para o crescimento da economia da experiência? Como podemos perceber melhor o potencial de pesquisa de património interdisciplinar e colaborativo para inspirar criatividade e inovação que contribuam para a economia criativa?
  • Heranças globais, desenvolvimento internacional e desafios globais – por exemplo: como as economias internacionais podem contribuir para o desenvolvimento internacional e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e / ou para o desenvolvimento de estratégias humanitárias ou humanitárias ou “diplomacia cultural”? Como a pesquisa pode orientar abordagens para enfrentar os desafios do patrimônio criado pelo desenvolvimento internacional, globalização, urbanização rápida, mudanças climáticas e alta mobilidade? Qual o papel que a herança desempenha no bem-estar das comunidades diaspóricas e deslocadas?