Função Social do Desporto

Função Social do Desporto

O desporto e a sua educação aumentou sua abrangência, já há uma identificação de um desporto social é a média é um fator decisivo nos acontecimentos desportivos.

O desporto é para todos, tem significado social meio a socialização, desenvolve a consciência comunitária, é uma atividade de prazer e equilíbrio social. A democratização do desporto é assegurar a igualdade de acesso a prática de todas as pessoas. “O desporto é um direito de todos, como meio de democratização“.

A ação do Estado é utilizar o desporto como meio de bem estar social, fazendo programas relacionados à saúde, a terceira idade, infância em situação de carência e abandono. Para ser considerado uma instituição social, ele deve organizar e representar uma atividade, promovendo valores a identificação social.

O jogo tem liberdade e contexto sócio-cultural, Huizinga diz que o jogo é atividade livre, de ocupação voluntária de quem participa.

Além do Desporto de rendimento, existe o Desporto escolar é o popular, com sentidos diferentes, fazendo o fenômeno Desporto ser objeto de reflexo. As três dimensões sócias do Desporto são: Desporto-Educação, Desporto-Participação e Desporto-Performance.

Desporto Educação: Tem equivoco histórico no entendimento, pois deveria ter um conteúdo fundamentalmente educativo, mas em vez disso reproduz as competições de alto nível, ele ainda tem três áreas de atuação:

  • A Integração social, Desenvolvimento psicomotor e atividade física educativa.

A prática esportiva como educação social é indispensável no desenvolvimento da personalidade, nos processos de emancipação e na formação da cidadania.

Desporto Participação: Nele o prazer lúdico e o bem estar social do participante estão mais presentes, tem relação direta com o lazer e o tempo livre, sem obrigações, com diversão e empolgação, há relação entre as pessoas participantes, dá prazer a todos que dele fazem parte.

Desporto Performance: É importante pelos efeitos que exerce sobre a sociedade, tem tendência de ser praticado por talentos esportivos, isso o impede de ser uma manifestação democrática.

A crítica combate o capitalismo presente a ele, que o vincula a negócios financeiros, com efeitos sociais negativos, onde os campeões são usados como instrumentos de reprodução da marca patrocinadora, que reflete o sistema capitalista., abaixo alguns fatores positivos:

  • Um meio de progresso nacional e intercâmbio internacional;
  • Geração de turismo;
  • Efeito imitação, onde exerce grande influência no Desporto popular;

O Desporto, um problema humano e social, ocorrido quando passou abranger manifestações como educação, participação e performance, precisando ser visto como um campo sociocultural, proporcionando oportunidades para convivência humana.

O Desporto precisa ser estudado nos seus alcances sociais, missão dos cientistas do Desporto, avançando no conhecimento da utilização das praticas esportivas na consolidação de estilos de vida, buscando superações e qualidade de vida.

DIMENSÕES SOCIAIS DO DESPORTO ( Tubino – M.J.G. )- ed. Cortez: 2001

Manoel José Gomes Tubino – Doutor em Ed.Física pela Universidade de Bruxelas, Doutor em Ed.Física e docente pela Universidade do Rio de Janeiro, Presidente da Federação Internacional de Educação Psíquica entre outros.