3. Uma agenda para as cidades no século XXI

As cidades enquanto lugares de economia e sociedade enfrentam importantes desafios de sustentabilidade no século XXI. O crescimento urbano exige uma ideia clara das agendas de cada espaço urbano. Cada espaço urbano apresenta particularidades que devem ser reconhecidas para enfrentar os problemas que se enunciam. As questões devem ser discutidas em cada cidade.

A ideia deste capítulo é criar uma base de reflexão para a discussão sobre os desafios da sustentabilidade em cada cidade. No final deverá ser possível enunciar algumas questões

  • Na cidade onde se habita. Qual é Sistema de energia ativo. Como será possível tornar a cidade um espaço de energia renovável?
  • Pensar no espaço residencial e no espaço de trabalho. Como será possível integrar as TIC na gestão. Como poderá ser possível aplicar a internet das coisas nos espaços usados para viver e trabalhar. Como tornar o espaço mais amigável e verde (smart and green systems)
  • O que pode ser feito para tornar lugares mais saudáveis. Podemos plantar mais arvores e criar jardins, de forma a contribuir para a diminuição do CO2 na atmosfera.
  • Podemos substituir o transporte público de uso de energia fóssil, por formas de transporte verde?
  • Pode-se reduzir a emissão de CO2 e aumentar a atividade física das pessoas?