Neste e nos próximos sete postais fazemos a transcrição das intervenções feitas durante as Jornadas de Primavera do ICOM Portugal, realizadas em 30 de março de 2016, que serão publicadas no próximo Boletim de Outono do ICOM. Recorde-se a propósito da questão da Função Social dos Museus, que publicamos as nossas notas em Informal Museology Studies
José Alberto Ribeiro (JAR) – Bom dia a todos. Sejam bem-vindos a mais estas Jornadas da Primavera do ICOM Portugal. Queria Agradecer a vossa presença. Quero também agradecer a presença do Sr. Subdiretor do Património Cultural, Dr. David Santos por participar neste debate que hoje fazemos, tão interessante para a área dos museus. E obviamente agradecer aos meus colegas da Direção do ICOM e da lista do ICOM pela organização dessa jornada e pela preparação deste dois documentos que vão ser o mote desta conversa. Hoje da tarde, como sabem, realizar-se-á a Assembleia-Geral do ICOM Portugal. Os colegas podem e devem participar nesse ato o e irão apresentar contribuições e certamente apresentar algumas situações que merecem debate.
Estes documentos que vão ser discutidos hoje são documentos de grande importância para a área dos museus. O primeiro A Recomendação da UNESCO pela importância que tem do ponto de vista histórico, se ser um documento que esta organização produz para questões relacionadas com a área dos museus; como também por ele apresentar uma visão de museus de museu e coleções mais alargada e mais adequada aos tempos que hoje vivemos. Para muitos de nós essa definição parecerá uma forma quase natural ou poderão entender como algo familiar, mas de facto é que essa é uma visão mais abrangente, mais alargada em relação ao papel dos museus na sociedade.
Em relação à Carta de Siena, que está na base do tema que este ano o “Dia Internacional dos Museus” que tem a ver com as paisagens culturais, é também de extrema importância esse entendimento de como é que os museus têm um papel neste contexto das paisagens culturais. Um papel bastante ativo e proeminente naquilo que são as paisagens culturais.
Depois do debate de hoje, e agradeço também à Graça Filipe que fará relato final sobre estes dois documentos, faremos um documento final que servirá para enviar a todos os nossos membros e publicado no nosso “site” e divulgado para a Direção do Património Cultural e a todas as entidades com atividades sobre museus, e esperemos que ajude todos os museus que estão a preparar o dia Internacional dos Museus. Esperemos que ajude não só a divulgar a Recomendação da UNESCO, mas também a constituíram uma base de informação sobre estes dois documentos que estamos a tratar.
Bom trabalho e vamos começar com uma conversa entre a Doutora Clara Camacho, o Doutor Pedro Pereira Leite com moderação da Doutora Ana Carvalho, aos quais agradeço terem aceite o nosso convite. Muito Obrigado e bom trabalho.