Documento Estratégico dos Ecomuseus Italianos (V)

Consolidar a experiência adquirida de “Mondi Locali”

Nascida em 2007, com a finalidade de partilhar projetos e processos de trabalho, a comunidade de Práticas “Mundi Locali” representou para muitos Ecomuseus um suporte e um instrumento eficaz de patilha e crescimento. Entre as atividades propostas pelo “Mundo Locali” destacam-se:

 

  • O dia da paisagem, levado a cabo pela promeira vez em 2007, para promover as ações de cidadania ativa. Pode contar, ao longo dos anoa, com a participação de numerosos ecomuseus de diversas regiões italianas que contribuíram para ampiar o evento (www.ecomusei.eu) e manter as relações de colaboração.
  • As experiências formativas dos módulos JET – Jovial Ecomuseum Training – um desenvolvimento de capacidades em termos de elaboração de projetos, relações humanas e gestão de pessoal nos ecomuseus. Utilizam-se, em diversas situações, colaborações com centros de investigação e universidades, e oferecem-se a numerosos colegas a possibilidade de conhecer e entender o potencial das práticas dos ecomuseus.
  • A experimentação do “Mapa da Comunidade”, como instrumento de participação da população no reconhecimento do seu próprio património cultural. Desde as primeiras experiencias nos ecomuseus piamonteses, a prática estendeu-se a todos os ecomuseus italianos e recentemente foi integrada nas práticas e procedimentos de planificação da paisagem.