Novos Desafios para a Museologia Social (IV)

IV – O desafio de tornar as pessoas mais FELIZES?

No final duma visita ao museu social temos de ter consciência do que sucedeu. Encontramos algo, criamos pontes com os outros, estamos juntos num processo. Isso só serve se tomarmos consciência do que somos. Se somos felizes e capazes de concretizar os nossos projetos. Nesse sentido o museu é um local de enriquecimento pessoal e coletivo que torna as pessoas mais capazes de agir na sociedade. Se o museu for um lugar que facilita a consciência de como se olha para o mundo está próximo de concretizar a sua função social.

O sentido dos museus inovadores é o de facilitar a consciência sobre o património que encontramos e como podemos usar isso para fazer coisas novas. O património não é o que se tem mas o que se pode fazer com ele. Serve para podermos viver melhor e mais felizes. Os museus sociais deverão resolver o desafio de serem espaços vivos e de inovação. Laboratórios de experiências e combinação de ideias e de ações.

Poderão os museus ser espaços de encontro onde se produz a transformação dum mundo mais feliz, mais justo e mais solidário?