História do Algarve

historiadoalgarve

 

Continuando a série de leitura sobre o Algarve, na sequência dos trabalhos feitos no verão sobre e a propósito da dinâmica económica de Região, salienta-se este trabalho de sintese, já com alguns anos, mas que continua a ter muita informação para explorar.

Trata-se do livro coordenado por  Maria da Graça Maia Marques em 1999, publicado pela editora Colibri. Trata-se dum conjunto de elementos para a História da Região, “Da Antiguidade aos nossos dias: elementos para a sua história, como escreve a autors, numa abordagem que ainda não foi ultrapassada. Com uma extensa colaboração aborda as diversas vertentes do conhecimento histórico disponível à época.

Comunidades de aprendizagem e círculos de aprendizagem

Realizou-se no dia 26 de setembro de 2014, na Biblioteca Municipal José Saramago um “encontro sobre ensino não formal: partilha de experiências” .

O encontro tinha um duplo objetivo: para além da partilha de experiências foi igualmente apresentado o Guia Prático Círculos de Aprendizagem cuja prática tem vindo a ser dinamizada em Portugal por Joaquim Jorge e Carla Proença.

Quanto à discussão ficou patente que há alguma confusão entre a Educação Informal, formal e não formal. Uma polémica que há 30 anos atrás se falava bastante. Em boa hora Maria José Vitorino postou este pequeno video que esclarece a questão.

https://youtu.be/asX1GKEB86c

Quanto à metodologia dos círculos de aprendizagem , ficou evidente que existe mais teoria do que práticas.

Quando se procura abordar os problemas de transição com instrumentos de apresentação formal, acaba por ficar evidente que cada cada um se centra mais em si próprio ao invés de promover a interação com o outro. A proposta das comunidades de aprendizagem baseia-se na promoção do encontro como processo de crescimento pessoal e social. Isso só acontece em encontro e não em hierarquia de saberes.

Lagos e a sua História

monografiadelagos

 

Centrando as nossas leitura em Lagos, durante o verão, na livraria do nosso amigo Luís Fagundes, da livraria Livros da Ria Formosa, em lagos, encontramos este livrinho.

Trata-se duma Monografia de Lagos, da autoria de Manuel João Paulo Rocha, publicada originalmente em 1909 pela tipografia Universal do Porto, republicada em 1991 pela Algarve em Foco Editora, o nº 20 duma coleção de temas algarvios, onde se republicaram obras de Ataíde de Oliveira entre outros.

Trata-se duma monografia ao estilo da época com um exaltação da história local e, na medida em que se viviam tempos pré-republicanos, se exaltam os contributos do Batalhão de Lagos no âmbito da Guerra Peninsular.

No caso de Lagos, onde a nossa leitura foi orientada para as problemáticas da escravatura, que como sabemos a propósito da Crónica de Zurara era um centro de trafico, não encontramos, como seria de esperar muita informação. mas lá chegaremos noutras leituras.