O Anticiganismo e o racismo

Homo Sacer e os Ciganos
O Anticiganismo – Reflexões sobre uma variante moderna e por isso esquecida do racismo moderno

 H

  • omo Sacer und Die Zigeuner (2014), Porto Antígonaroswithascholtz

 

Este livro destaca o real significado do anticiganismo, como variante específica do racismo no seio do capitalismo. A tese central que a autora expõe neste ensaio consiste na ideia de que o cigano se situa desde sempre no exterior da lei e, por isso, representa a sua matriz inadmitida, não sendo a exclusão e a idealização romântica senão as duas faces da mesma moeda racista. «O desprezo peloccigano é testemunha de uma forma, nada despicienda, do medo da despromoção na escala social, como estado de espírito fundamental e ubíquo no capitalismo», assevera a autora.

Etnografias e Museologia

Estilos de etnografia

Sobre a questão do EMIC e do ETIC, que abordamos num  artigo anterior, prosseguimos nesta post com  debate sobre a perspectiva interior (Emic) e a perspectiva exterior (Etic) na construção dos estilos de etnografia. O nosso objetivo é trabalhar esta metodologia no campo da museologia a partir das nossas reflexões anteriores.

Na sequência dos “Olhares Biográficos”, o nosso trabalho de 2012, temos vindo a aprofundar a proposta da poética da intersubjectividade através da diversas oficinas. O nosso propósito é alargar essa reflexão a partir do contributo da etnografia.

Em qualquer etnografia, enquanto descrição das relações sociais, estes são elementos relevantes na formação do processo holístico. Uma etnografia é sempre um processo contextual e reflexivo. Depende do local e de quem a faz.

Este post dá conta duma reflexão construída a partir da antropologia cultural, passo prévio ao seu alargamento e inclusão no campo da museologia.

Gabu. Memórias das minhas tristes putas

181942_1824318336004_3101189_nEstamos mais solitários. Gabu partiu, deixa-nos as suas memórias. Viveu para conta-las.

Que memórias. Encontrei-o  vai para trinta anos em Manágua. Viva-se então a revolução sandinistas. À margem dos dois super poderes, acreditava-se que se construía um novo mundo. Nas  margens do lago Manágua, ouvíamos as palavras poéticas de Gabu.

Anos mais tarde, passeei em Lisboa com a sua imagem. O camarada Ricardo Machaqueiro, então na Dom quixote, organizou uma apresentação das suas memórias. “Viver para conta-las”. Inundamos Lisboa da sua imagem em tamanho real.

Bem, Lisboa talvez seja um exagero. O Bairro Alto, o coração da cidade. Gabu estava ali. Falava connosco. No final da noite foi connosco, por essa lisboa. era um de nós. contou-nos as sua memórias. Falou-nos das suas tristes putas. Até altas horas. Ontem partiu.

Ao encontro dessas memórias que eu canto.

Estou vivo para as contar. Pus ao meu filho o nome de Gabriel. Chamo-lhe Gabu….

 

Emic e Etic – Estilos de etnobiografia do objeto museologico I

EMIC – ETIC -Estilos de etnografia

A perspetiva intrior (Emic) e a perspetiva exterior (Etic) são termos sugeridos pelo linguista Kenneth L Pike[1] em 1954. Em “Language in Relation to a Unified Theory of the Structure of Human Behavior”. Pike criou a teoria tagmemica onde procedeu à distinção entre emic e etic. “Emic” (como em “phonemics” – fonologia) refere-se aos conhecimentos subjetivos e de signifcado. Quanto aos sons sons da língua, são considerado como “etic” (como em “phonetics”- fonética), referem-se ao estudo objetivo desses sons.

Segundo a teoria tagmemica apenas os falantes nativos duma língua dominam as descrições “êmicas”. Um falante duma outra língua apenas pode absorver a sua estrutura. Como tal apensa podem efetuar descrições éticas. A linguística, feita a partir duma abordagem ética, através da aplicação duma metodologia científica, apenas produz descrições, todas elas verificáveis e reproduzidas. Para absorver a dimensão emic é necessário uma aproximação ao interior da linguagem. Uma observação a partir do contexto.

Interessa-me esta questão por permitir estabelecer uma distinção entre as abordagens que se podem adotar em relação a um objeto museológico.

Correntes da antropologia

Comparativistas

Particularistas

Ideal das ciencias naturais Ideal das humanidades
Busca da explicação Busca da compreensão
Sintese comparativa Análise do particular
Busca de leis gerais Registo de casos unicos
Tendencia para o materialismo Tendencia para o idealismo
Abundante reflexão metodológica Atitude anti-teórica
Etnologia Etnografia
Procura traços comparáveis Procura a cultura em sí mesma
Desenvolvimento quantitativo Exaltação do qualitativo
Ênfase nas correlações impessoais Recuperação do individualismo metodológico
Formalismo Substantivismo

Relativamente ás correntes e abordagens podemos facilmente acrescentar

ETIC

EMIC

Estruturalismo e funcionalismo Culturalismo
Tendencia biologizante Tendencia psicologizante
Da parte para o todo Do todo para a parte

Estas diferentes perspetivas de abordagem perante os mesmos objetos de estudo, têm vindo a conduzir a resultados científicos distintos a conteúdos de investigação diferenciados.

Por exemplo a abordagem ETIC está tendencialmente mais ligada á antropologia biológica. Partem duma atitude mental de oposição, (pensamento binário) e procura compreender as grandes tendências do comportamento humano. Por seu lado as abordagens EMIC, ao procurarem encontrar a particularidade da cada individuo no seio da sua cultura, recolhe, simultaneamente a informação particular (do indivíduo em contexto) e informação geral. (da influencia social sobre o indivíduo). Trabalhando sobre um pensamento mais complexo, recolha muita informação qualitativa, que é difícil de trabalhar.

emic-etix2

Enquanto que a abordagem ETIC procura medir, comparar e esquematizar a realidade sem recurso à subjectividade discursiva dos indivíduos, a abordagem EMIC procura descobrir as especificidades de cada contexto em particular, recorrendo inclusivamente à interpretação dos atores sociais dos factos por eles referidos.

A museologia assume-se como uma ciência charneira entre as ciencias exactas e aquelas que até hoje são consideradas não exactas por carecerem da quantificação subjacente á definição do termo.

a museologia, através das etnobiografias assenta múltiplas plataformas teóricas e metodológicas onde cada um de nós poderá ir ao encontro quer de particularidades quer de universalidades oscilando entre todas as oposições que a própria dualidade humana implica.emic-etic1

 

 


[1] http://www-01.sil.org/klp/index.htm