Heranças Globais – Memórias Locais

IMG_9377

 

 inclusão dos saberes das comunidades como instrumento de desenvolvimento integrado nos territórios

O que é o projeto?

Heranças Globais é uma investigação interdisciplinar que problematiza a sociomuseologia a partir duma busca de diálogo com outros saberes. As tensões geradas nas comunidades e territórios pela globalização podem ser observados nos intensos e contraditórios processos de mudança social. Propomos nesta investigação efetuar uma análise dos fenómenos da globalização a partir das relações das comunidades com os seus saberes através do processo de formação de objetos socialmente qualificados. Analisamos as questões emergentes das relações entre património e globalização através dos processos de formação da memória social enquanto instrumento de mudança e inovação social. A partir das cartografias dos saberes das comunidades vamos questionar as suas relações com os Direitos Humanos, com a Violência e com a reação à catástrofe como um instrumento de ação na regulação e na mudança social. Partimos de um conjunto de problemáticas comuns para aplicar instrumentos de análise em conjuntos diversificados e diferenciados de comunidades e territórios para resolução de conflitos e fenómenos de violência social e de construção duma cidadania critica.

Este é um projeto de Pós Doutoramento em Curso, que se realiza no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra com apoio da FCT (SHRH/BPD/76601/2011)

 

 

Global Heritages

Procuro, através do blog publicar um “Caderno de Pesquisa” para discussão e partilha dos resultados.
Esta investigação desenvolve-se em três diferentes espaços. (Fronteira luso-espanhola, Moçambique e Brasil) e procura-se constituir uma rede de partilha de conhecimento sobre os processos de ativação de memórias locais.
O objeto da investigação é um estudo interdisciplinar sobre a Memória Social (ou colectiva). O seu objectivo é analisar os processsos de ativação de memória social como ferramenta de construção duma ação socialmente significativa (catalisadora de mudança)
O propósito do Blog será utiliza-lo como plataforma de publicação dos resultados da investigação e sua discussão
São parceiros da investigação o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, O Departamento de Antropologia da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique e O Museu Afro, da Universidade Federal da Baía.
Desde o dia de formação que tenho estado a trabalhar na estruturação do “Caderno de Pesquisa”
Penso que o texto de apresentação poderia ser apresentado do seguinte modo
Apresentação
“Este é um projeto de Investigação interdisciplinar sobre a Memória Social. Aqui vão sendo publicados os resultados da investigação sobre os modos como as heranças são mobilizadas pelas comunidades para resolverem os desafios do presente.

O projeto “Heranças Globais” tem como objectivo criar uma rede de conhecimento sobre os métodos de trabalho sobre a memória desenvolvido em diferentes comunidades: a zona transfronteiriça entre Portugal e Espanha. Moçambique e Brasil. Três comunidades que se encontram ligadas por heranças comuns

Procura-se mostrar os modos como estas comunidades estão a responder aos problemas da globalização mobilizando os seus saberes através do processo de formação de objetos socialmente qualificados.”

O bolg terá um texto de apresentação em Inglês e Uma apresentação do projeto também em inglês.

O conteúdo do blog terá posts e páginas. Nos posts serão apresentados Apontamentos de investigação “o Caderno de viagem”, incluindo imagem e som. Nas páginas serão apresentados textos de reflexão. Individual e coletiva, bem como os “kit” de trabalho produzidos em cada local, de forma a serem acessíveis por diferentes usuários.

A língua de trabalho será em português, a línguas da comunidades estudadas.