Museologia e Inovação Social

Modelos de Inovação Social para a museologia

Que modelos teóricos esta museologia deve promover para desenvolver as práticas de inovação Social.

A atividade inovadora é uma atividade criativa. Na teoria das organizações, por exemplo em Henri Minztberg, (1995) chama a atenção para as virtudes adaptativas das organizações matriciais em situações de elevada turbulência, face aos modelos das  organizações hierárquicas, centralizadas e com processos de decisão muito formalizados. Sabemos que um sistema que suporta a atividade inovadora tem que ser um sistema aberto  e integrador. A máxima  Empowering people for social change agrega por exemplo as orientações da política social das Nações Unidas para 2014. (aqui)

Os modelos organizacionais das organizações de inovação orientam-se pelos princípios da Co-criação da coerência dos princípios, da aceitação do outro, da sustentabilidade e da flexibilidade.

A co-criação implica que todos os membros da comunidade são criadores de novas realidades. Essas realidade resultam de processos colaborativos e da criação de comunidades de pratica.

A Coerência implica a consistência e a conformidade entre o que é dito e o que é feito. As comunidades de participação resultam da interação dos diferente membros. Desse modo, o processo de decisão tem que ser coerente com as praticas e procurar harmoniazar os fins com os meios.

A aceitação do outro  implica um processo de enriquecimento pesssoal que conduz à aceitação das diferenças entre os membros e no reconhecimento da diversidade dos saberes e dos olhares. Reconhecer a diversidade implica trabalhar o conflito como um processo criativo e reconhecer a dignidades e a liberdade de todos.

A sustentabilidade implica a procura dum novo paradigma de transição do modelo energético com base no carbono para modelos alternativos e a procura de alternativas de organização económica com base nas economias mutualistas, solidárias e populares. São modelos  que procuram desenvolver processos produtivos que garantam a distribuição dos recursos alimentares com base na disponibilidade da natureza e no uso adequado nas capacidades e saberes disponíveis. Trata-se dum modelo em que se entende o mundo como uma realidade complexa, onde cada uma das nossas ações integra dimensões sociais, espirituais económicas, políticas e ambientais. A ação, nas suas diferentes dimensões afetam o ser e a comunidade.

Finalmente o principio da flexibilidade, implica a que o modelo de organização e da ação tem que estar preparada para reagir aos resultados. O futuro não pode ser cristalizado numa ideia estática ou pré-definida. A pratica gera uma riqueza de informação que deve ser incorporada  a cada momento no processo. Os processos são fluídos e os crescimento é orgânico e não imposto na forma de modelo.

Tratam-se portanto de modelos de organizações que devem estar preparadas para acolher os processos de transformação que geram e de encontrar soluções para os novos problemas que surjam. 

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

The inclusion of community knowdlege on territorial development

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search