Inovação em Meio Rural

Em terras de Idanha a Nova – o novo museu rural no século XXI

Novas abordagens ao local
A nossa interacção com a experiência e os conceitos associados ao Museu Rural Século XXI ao longo dos últimos meses, em Idanha-a-Nova e noutras localidades do pais, reforçou no nosso seio a convicção que a plataforma estética e de intervenção territorial da Arquitecta Cristina Rodrigues e de todos os que a acompanham nesta aventura que mobiliza conceitos como os de regeneração, identidades e convergências, representa uma nova abordagem que pode revitalizar o conceito de desenvolvimento local. Nos últimos anos a valorização do local, sem abandonar uma visão global, ficou prisioneira de abordagens estritamente politicas ou de natureza ideológica que enfraqueceram o seu alcance. Os programas ocultos que dominaram a intervenção comunitária de muitas organizações, visando modalidades de governação e de desenvolvimento económico alternativos, criaram desconfiança e relegaram para segundo plano a força intrínseca das comunidades locais. Os efeitos da ausência de transparência nos propósitos são devastadores a longo prazo.
Surge agora uma oportunidade de reformulação e de reaproximação ao território com outras ferramentas de análise diagnóstica e de proposta para o desenvolvimento, que podendo ser motivo para julgamentos críticos ou rejeições, contém um elevado potencial para a recomposição dos quadros programáticos de intervenção. A combinação da arte contemporânea com os temas da ruralidade pode fornecer o tal elemento de diálogo e de reencontro dos universos rurais e urbanos, que só aparentemente constituem realidades completamente separadas, distintas e até por vezes opostas.

Aqui



Citar este post
Pedro Pereira Leite (2013, 1 Dezembro). Inovação em Meio Rural. Global Heritages. Recuperado em 23 de Junho de 2024, de https://doi.org/10.58079/p2ej

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.