O futuro da agenda global de desenvolvimento: visões para a CPLP

Octávio Canuto- 3 mensagens

1. a

3. A pobreza extrema está a cair nos PVD, mas os desafios permanecem altos, especialmente nas economias de baixa renda.(dinâmicas demográficas, dependência da agricultura 68% dos pobres trabalham na agricultura em áreas rurais)

As mudanças climáticas, as dinâmicas demográficas e a migração (das áreas rurais para áreas urbanas, e migrações interfronteiras)

2. Existe uma perceção de que os Objetivos do Desenvolvimento do Milénio estão relacionados. nasceram dum diálogo entre economistas e ativistas dos direitos humanos) a realidade vista como relação monetária, e a realidade vista como acesso à renda.

2. A relação entre a água e o saneamento tem implicações na saúde. os resultados obtidos na saúde tem impacto na riqueza e na geração de renda. A igualdade de género tem implicações na redução da pobreza. Quando a mulher tem uma renda mais alta, as crianças tem mais peso e são mais altas, o que reduz a incidência nos serviços de saúde.  As mulheres que tem acesso a saneamento despendem menos tempo com a procura da água e dedicam mais tempo à procura de renda, dedicam mais tempo à educação.

O segundo desafio mostra que os pobres tem tido menos acesso aos meios básicos

3. a experiencia do Brasil mostra que é possível sair da pobreza.

50 milões de pobres saíram da pobreza extrema. O Brasil passa por um crescimento rápido. A renda cresce mais rapidamente na base da pirâmide.

imagem064

 

 

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (17 de Outubro de 2013). O futuro da agenda global de desenvolvimento: visões para a CPLP. Global Heritages. Recuperado em 9 de Outubro de 2024 de https://doi.org/10.58079/p2ee


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.