Community Performance Lab

Seminário internacional I de 26 a 29 de Abril I 14h30- 19h
Filme+conversa “Utopia Teatral” I 26 de Abril I 21h
Rodas de Conversa, Redes de Intercâmbio I 28 e 29 de Abril I 10h-13h
Seminário internacional
​Territorialidade, dramaturgia e ocupação do espaço público no teatro comunitário

Por Agustina Ruiz Barrea e Esteban Ruiz Barrea – directores do grupo de Teatro Comunitario Los Pompapetriyasos 
26 a 29 de Abril/ Das 14h30 às 19h ( total de 18 horas) 

INSCRIÇÕES ABERTAS no formulário no fundo da página

Público-alvo: dirigido a estudantes e profissionais do teatro, da dança, da musica, da psicologia, antropologia, educação e sociologia. 
Custo: 85€

O teatro comunitário argentino também chamado teatro de vizinhos, surgiu com o objectivo de promover a participação e o envolvimento da população e parte da ideia de que a arte é um direito essencial dos cidadãos e que como tal deve estar ao seu alcance.
O grupo de teatro comunitário Los Pompapetriyasos surgiu de um grupo de vizinhos do bairro de Parque Patrícios e há 15 anos que desenvolve o seu trabalho com o objectivo de multiplicar a participação e envolvimentos dos vizinhos, fomentado a consolidação de um sentido comunitário e contribuindo para a recuperação e a revalorização do espaço público. 

Esta formação terá como ponto de partida as ferramentas e especificidades do processo artístico colectivo e do trabalho pedagógico com a comunidade. Com o objectivo de criar um espaço de partilha e sistematização de experiências e destinado aqueles que queiram replicar a experiência da configuração do teatro comunitário, serão abordados os seguintes pontos: 
1- Estratégias relativas ao desenvolvimento do processo criativo colectivo.
2- A especificidade da dramaturgia e da composição musical no teatro comunitário.
3- Questões relativas à encenação e da direção musical em espaços abertos.
4- Territorialidade e ocupação do espaço público
5- Questões relacionadas com a organização e gestão dos grupos de teatro comunitário bem como os diferentes contextos locais que os originam. 

“Creemos necesario crear puentes entre Buenos Aires y Lisboa para hacer posible que nuestra práctica artística comunitaria, surgida del contexto cultural y político latinoamericano, se multiplique, se transforme y crezca en el encuentro y a su vez resulte inspiradora para construir nuevas experiencias en otros contextos sociopolíticos.” 

Sobre os formadores 

​Agustina Ruiz Barrea
Trabalha desde 1998 como encenadora de teatro comunitário e teatro convencional. É coordenadora pedagógica e encenadora do grupo de teatro comunitário Los Pompapetriyasos. É professora titular do curso de formação de actores da Andamio 90 desde 2008. Dirigiu seminarios de Teatro Comunitario e encenação em espaços públicos na UNC e UNA. Colabora como docente e supervisora por convénio com a Universidade de UTRECHT (Holanda) desde 2011. 

Esteban Ruiz Barrea
É compositor da música de espectáculos de teatro convencional e teatro comunitário. É coordenador pedagógico e director musical do grupo de teatro comunitário Los Pompapetriyasos. Há 15 anos que trabalha como professor de música no Colégio Nacional Carlos Pellegrini e tem realizado varias formações para a capacitação da direção musical de grupos de teatro comunitário. 

Filme+conversa “Utopia Teatral” de Adolfo Cabanchik  I 26 de Abril I 21h

A arte relacionada com o conflito social adquire uma nova dimensão como resultado da crise econômica e cultural na Argentina. A proliferação dos grupos de teatro comunitário representam de uma forma épica e com características únicas, um modelo participativo e comprometido de produção artística e  resistência cultural. O documentário mostra o trabalho destes grupos ( mais de 30 na actualidade), forma como se organizam, as problemáticas sociais que abordam e a particular estética adotada.

http://www.adolfocabanchik.com.ar/trailer.htm

Rodas de Conversa, Redes de intercâmbio 
28-29 de Abril  I 10h-13h

Espaço de partilha e de encontro informal em torno das áreas da Performance, Participação e Comunidade, com o objectivo de divulgar e discutir projectos (a decorrer, já decorridos ou por realizar), trabalhos de investigação e outras abordagens/contributos dentro do âmbito referido.

Festa de Encerramento@Largo Café ( Intendente)
29 de Abril I 20h
Entrada Livre

Organização de A CARAVANA

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.