O Curso Intensivo Online Aberto em Segurança Ambiental e Sustentabilidade para a Paz é um curso da SDSA Academy que examina a relação entre recursos naturais e o meio ambiente por um lado, e paz e conflito, por outro.
Esta é um esforço de relação entre estas duas questões, o ambiente e a conflitualidade. Cada um dos elementos apresentam diferentes contributos ao longo dos conflitos na sociedade. Seja nas razões de conflito, seja na continuidade do conflito, seja ainda na sua contribuição para a resolução dos conflitos.
Trata-se duma questão atual e relevante para a análise dos conflitos no mundo e para a preservação e uso sustentável do património natural e ambiental.
Sabemos por exemplo que os lucros da venda do petróleo financiaram a atividade do chamado Estado Islâmico no Iraque e na Síria e a venda do carvão financia o Al-Shabbad na Somália. Também sabemos que as alterações climáticas, a seca, representou um fator que desencadeou o conflito na Síria em 2011. No passado sabemos que as vendas de minério em África alimentam grupos armados em África, e na América do Sul (Colômbia).
.Em todos os conflitos nos últimos 10 anos há uma relação entre os recursos naturais disponíveis e os conflitos armados. Nos últimos cem ano, disputas por recursos naturais são também causas de conflitos. E esta relação fica mais evidente à medida em que os conflitos “idelógicos” se tornam menos importantes.
Este é um mapa que mostra uma visão global de todos os conflitos ambientais ao redor do mundo hoje. Por exemplo, conflitos pelo acesso à terra e aos recursos hídricos no Quênia. Tensões e queixas dos impactos ambientais da mineração e dos projetos petrolíferos no Peru. Grandes manifestações sociais sobre o acesso ao Oleoduto em Dakota nos Estados Unidos. Agora, mesmo que esses conflitos não evoluam para uma luta armada, eles podem sim ser violentos.
Em 2016 a Global Witness reportou que em média quatro pessoas são mortas por semana defendendo suas terras e recursos naturais do desenvolvimento comercial.
Vamos procurar responder a três questões fundamentais:
- Como é que os recursos naturais e o meio ambiente contribuem para ou agravam os conflitos armados e a violência?
- Como os recursos naturais e o meio ambiente são afetados pelas guerras?
- E, como os recursos naturais e o meio ambiente podem contribuir para o estabelecimento da paz e reconstrução?
Para além da resposta a estas questões procuraremos esclarecer conceitos e apresentar alguns casos, bem como apresentar ferramentas para avaliar e responder a essas questões para criar programas e políticas
O trabalho será feito tendo como base o o ciclo de vida do conflito. Começamos com a trabalho sobre os conceitos. Passamos para a análise dos fatores de eclosão de conflitos com base na disputa dos recursos naturais. Analisamos os riscos do usso do ambiente como causa de conflito. Depois analisamos os riscos para o ambiente através dos usos de recursos naturais em conflitos e a forma como podem influenciar o decurso do conflito. No final analisa os riscos e oportunidades para a paz a partir da prespetiva do ambiente.
Embora o conflito armado seja o modelo estrutural do trabalho , muitas das ferramentas e estratégias apresentadas são aplicáveis a resolução de conflitos locais sobre recursos naturais.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (16 de Abril de 2018). Educação para a Paz e a relação com o ambiente I. Global Heritages. Recuperado em 13 de Setembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/p3hr