Uma Agenda de Investigação para a Educação Global e a Diversidade Cultural

  • Valores e Património Cultural e Natural – por exemplo: o que conta como património cultural e natural, como ele é escolhido, como ele muda em sociedades cada vez mais diversas / plurais, como molda identidades, como e quando diferentes tipos de património são reconhecidos, experimentados, abraçados, representados ou ignorado?
  • Ligar Pessoas com Património, Criar Pontes com os valores – por exemplo: como, por que e com que resultados as pessoas se envolvem com seu património cultural e natural e porque isso é importante para eles? Quais novas formas e oportunidades de envolvimento com o património estão emergindo (por exemplo, herança sensorial, jogos sobre o património?)
  • Património Cultural e Comunidades Sustentáveis  – por exemplo: os paradigmas de proteção do património que nos serviram bem no passado são igualmente aptos a responder aos desafios do futuro? Que novos paradigmas estão emergindo para  governar / tomar decisões sobre / envolever / salvaguardar / adaptar nosso património cultural em um mundo em rápida mudança? Como estão as comunidades locais a envolver-se no seu património
  • Heranças futuras, novos usos / reutilização de patrimónios e exploração do potencial de tecnologias digitais e outras – por exemplo: como podemos usar como recurso para o bem-estar cultural, social e económico para além do turismo e da conservação? Como podemos apoiar o uso inovador do património tangível e intangível, habilidades patrimoniais (por exemplo, artesanato) e pesquisa do património?
  • Heranças intangíveis, emergentes, ocultas e contestadas – por exemplo: como as formas emergentes de herança futuras podem ser identificadas de forma mais eficaz? Como as heranças intangíveis podem ser conservadas e exploradas de forma mais sustentável no futuro? Como a pesquisa de artes e humanidades pode contribuir para processos que descobrem heranças “escondidas”, redescobrir heranças “perdidas”?
  • Alterando as economias do património – por exemplo: como a pesquisa pode enriquecer ainda mais experiências e encontros patrimoniais e reforçar a contribuição do património para o crescimento da economia da experiência? Como podemos perceber melhor o potencial de pesquisa de património interdisciplinar e colaborativo para inspirar criatividade e inovação que contribuam para a economia criativa?
  • Heranças globais, desenvolvimento internacional e desafios globais – por exemplo: como as economias internacionais podem contribuir para o desenvolvimento internacional e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e / ou para o desenvolvimento de estratégias humanitárias ou humanitárias ou “diplomacia cultural”? Como a pesquisa pode orientar abordagens para enfrentar os desafios do patrimônio criado pelo desenvolvimento internacional, globalização, urbanização rápida, mudanças climáticas e alta mobilidade? Qual o papel que a herança desempenha no bem-estar das comunidades diaspóricas e deslocadas?


Citar este post
Pedro Pereira Leite (2018, 7 Fevereiro). Uma Agenda de Investigação para a Educação Global e a Diversidade Cultural. Global Heritages. Recuperado em 29 de Maio de 2024, de https://doi.org/10.58079/p3fx

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.