Museu do Vinho do Dão Museu Virtual

Notícia a Plataforma PPorto que é hoje inaugurado em Lisboa um novo Museu Virtual sobre o Vinho do Dão, com o propósito de a alarga a outras regiões vinículas.

Um modelo de Museus, para vender vinhos. Note-se que a abertura do projeto tem a presença do Ministro da Economia, ao invês do da Cultura.

A notícia

No próximo dia 10 de Janeiro, quarta-feira, será apesentado o museu virtual dedicado à história do vinho em Portugal, em particular no Dão, uma jiniciativa do grupo Lusovini.

Inicialmente, o sítio da Internet do Museu Virtual do Vinho do Dão será lançado em português e em inglês. A terceira língua, ainda em 2018, será o mandarim e depois o francês.

“Decidimos investir num museu virtual da região vinícola em que temos a nossa sede, o Dão, porque 70% dos nossos vinhos são vendidos no estrangeiro e, portanto, a grande maioria dos nossos clientes não tem possibilidades práticas de nos visitar”, justificou o presidente da Lusovini, Casimiro Gomes.

Na sua opinião, este será um serviço que a Lusovini — Vinhos de Portugal, com sede em Nelas, no distrito de Viseu, presta à região do Dão e, sobretudo, aos vinhos de Portugal.

(…)

A Lusovini é um grupo produtor e distribuidor de vinhos portugueses que tem empresas próprias nos Estados Unidos da América, no Brasil, em Angola e em Moçambique, e um escritório de representações na China (Macau).

No entender de Casimiro Gomes, “lançar este museu é a forma de a Lusovini contribuir para a qualificação de outros projetos, públicos e privados, que deverão surgir em todo o país neste domínio”.

“As empresas têm de se posicionar melhor lá fora e aumentar as suas vendas para, depois, investirem mais cá dentro”, defendeu.

Para a conceção do novo museu — que será apresentado no Museu do Teatro Romano, em Lisboa, na presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral — a Lusovini contou com a participação de Virgílio Loureiro, enólogo professor aposentado do Instituto Superior de Agronomia, e da produtora Baba Yaga.

 

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (10 de Janeiro de 2018). Museu do Vinho do Dão Museu Virtual. Global Heritages. Recuperado em 4 de Outubro de 2024 de https://doi.org/10.58079/p3fg


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.