A Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico de Santarém

As ideias e conceitos que deram origem inicial à AEDPHCS, em 1978, mantêm-se:

“salvaguarda e valorização dos aspetos monumentais, urbanísticos, etnográficos e culturais da cidade e da região, assim como o seu estudo e investigação; salvaguarda e valorização das espécies que constituem um património histórico-cultural, a conservação não só da obra em si, mas também o seu enquadramento urbanístico, paisagístico, histórico e regional; o conhecimento da História da cidade e da região nos seus aspetos socioeconómico, político, artístico e arqueológico; divulgação ampla, esclarecida e dinâmica junto da população da cidade, autarquias e instituições, com o objetivo de obter uma participação bem como uma responsabilização dos órgãos de governo local e uma descentralização das atividades culturais; o despertar e enquadrar as camadas jovens para que elas, conhecendo o passado, possam ter uma formação cultural mais sólida e colaborem na preservação desse mesmo património; contribuir para o inventário arqueológico e artístico, proceder ao intercâmbio cultural com outras áreas regionais, especialmente com as do distrito, publicando um boletim para o efeito.”

Será tarefa nossa, de todos nós, sócios da AEDPHCS, amigos de Santarém, encontrar a tradução hodierna daquelas ideias que originaram a associação, mas sobretudo a tradução da mesma energia que animou esse início já longínquo, que não poderá senão ser a expressão concreta do amor que todos sentimos por esta terra, suas gentes e modos de viver.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.