Obra de Aleksander Rodtckenko

Aleksander Rodtckenko nasceu em São Petersburgo 1891, iniciou-se na fotografia em 1920, fez uma revolução na fotografia, sendo um dps líderes co construtivismo  russo, um dos grandes inovadores da arte de vanguarda do século XX.

Dizia que ” Nosso dever é experimentar “, ele retrata a União Soviética dos anos 30, a presença da corporiedade do militarismo é muito evidente, na postura dos indivíduos, obedientes, disciplinados e sadios, educados para guerra, “a corporeidade alcança a esfera da consciência e com certeza a condição humana, é o modo de ser do homem – Capra, 1983 apud “.

No Brasil o governo tentou doutrinar e manipular a sociedade, valendo-se da padronização de condutas e da utilização do patrotismo, de forma a exacerbar um sentimento nacionalista.

Entre as atividades escolares, estavam os ensaios para os desfiles de 7 de setembro, que servia para se revelar, ” o amor do cidadão pela pátria, marchando com patriotismo”, a educação física era usada não para fins educativos, mas de propaganda do governo, um ensino voltado para os esportes de alto rendimento.

Movimento Tropicalista

Em 1967 surgi o movimento tropicalista, que influênciou toda a cultura nacional na busca de elementos do Modernismo Brasilewiro, que iniciou-se com Caetano Veloso, com a música Alegria, Alegria, que fazia uma crítica social, relatando a opressão sofrida nas ruas, e nos meios de comunicação, fazendo denúncias dos contratsres regionais, sociais e econômicos.

Caetano representava a classe média, dialogava com os estudantes, ele ainda relata o uso do poder em forma de metáforas em suas composições, nestaépoca a ditadura militar queria pessoas alienadas, usava formas alienantes, símbolos impostos pela cinema americano ( Brigitte Bardot, Coca-Cola), grande parte de sua obra foi censurada, chegando até a ser preso e depois se exilinado em Londres por quase 2 anos.

Os estudantes iam as ruas para protestar contra um  governo ditatorial, um sistema de negação do conhecimento nas ecolas públicas, com estes movimentos a população começou a participar das lutas e passeatas contrao regime militar.



Citar este post
Pedro Pereira Leite (2017, 30 Setembro). Obra de Aleksander Rodtckenko. Global Heritages. Recuperado em 13 de Junho de 2024, de https://doi.org/10.58079/p3d3

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.