Aleksander Rodtckenko nasceu em São Petersburgo 1891, iniciou-se na fotografia em 1920, fez uma revolução na fotografia, sendo um dps líderes co construtivismo russo, um dos grandes inovadores da arte de vanguarda do século XX.
Dizia que ” Nosso dever é experimentar “, ele retrata a União Soviética dos anos 30, a presença da corporiedade do militarismo é muito evidente, na postura dos indivíduos, obedientes, disciplinados e sadios, educados para guerra, “a corporeidade alcança a esfera da consciência e com certeza a condição humana, é o modo de ser do homem – Capra, 1983 apud “.
No Brasil o governo tentou doutrinar e manipular a sociedade, valendo-se da padronização de condutas e da utilização do patrotismo, de forma a exacerbar um sentimento nacionalista.
Entre as atividades escolares, estavam os ensaios para os desfiles de 7 de setembro, que servia para se revelar, ” o amor do cidadão pela pátria, marchando com patriotismo”, a educação física era usada não para fins educativos, mas de propaganda do governo, um ensino voltado para os esportes de alto rendimento.
Movimento Tropicalista
Em 1967 surgi o movimento tropicalista, que influênciou toda a cultura nacional na busca de elementos do Modernismo Brasilewiro, que iniciou-se com Caetano Veloso, com a música Alegria, Alegria, que fazia uma crítica social, relatando a opressão sofrida nas ruas, e nos meios de comunicação, fazendo denúncias dos contratsres regionais, sociais e econômicos.
Caetano representava a classe média, dialogava com os estudantes, ele ainda relata o uso do poder em forma de metáforas em suas composições, nestaépoca a ditadura militar queria pessoas alienadas, usava formas alienantes, símbolos impostos pela cinema americano ( Brigitte Bardot, Coca-Cola), grande parte de sua obra foi censurada, chegando até a ser preso e depois se exilinado em Londres por quase 2 anos.
Os estudantes iam as ruas para protestar contra um governo ditatorial, um sistema de negação do conhecimento nas ecolas públicas, com estes movimentos a população começou a participar das lutas e passeatas contrao regime militar.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (30 de Setembro de 2017). Obra de Aleksander Rodtckenko. Global Heritages. Recuperado em 9 de Outubro de 2024 de https://doi.org/10.58079/p3d3