Função Social do Desporto

Função Social do Desporto

O desporto e a sua educação aumentou sua abrangência, já há uma identificação de um desporto social é a média é um fator decisivo nos acontecimentos desportivos.

O desporto é para todos, tem significado social meio a socialização, desenvolve a consciência comunitária, é uma atividade de prazer e equilíbrio social. A democratização do desporto é assegurar a igualdade de acesso a prática de todas as pessoas. “O desporto é um direito de todos, como meio de democratização“.

A ação do Estado é utilizar o desporto como meio de bem estar social, fazendo programas relacionados à saúde, a terceira idade, infância em situação de carência e abandono. Para ser considerado uma instituição social, ele deve organizar e representar uma atividade, promovendo valores a identificação social.

O jogo tem liberdade e contexto sócio-cultural, Huizinga diz que o jogo é atividade livre, de ocupação voluntária de quem participa.

Além do Desporto de rendimento, existe o Desporto escolar é o popular, com sentidos diferentes, fazendo o fenômeno Desporto ser objeto de reflexo. As três dimensões sócias do Desporto são: Desporto-Educação, Desporto-Participação e Desporto-Performance.

Desporto Educação: Tem equivoco histórico no entendimento, pois deveria ter um conteúdo fundamentalmente educativo, mas em vez disso reproduz as competições de alto nível, ele ainda tem três áreas de atuação:

  • A Integração social, Desenvolvimento psicomotor e atividade física educativa.

A prática esportiva como educação social é indispensável no desenvolvimento da personalidade, nos processos de emancipação e na formação da cidadania.

Desporto Participação: Nele o prazer lúdico e o bem estar social do participante estão mais presentes, tem relação direta com o lazer e o tempo livre, sem obrigações, com diversão e empolgação, há relação entre as pessoas participantes, dá prazer a todos que dele fazem parte.

Desporto Performance: É importante pelos efeitos que exerce sobre a sociedade, tem tendência de ser praticado por talentos esportivos, isso o impede de ser uma manifestação democrática.

A crítica combate o capitalismo presente a ele, que o vincula a negócios financeiros, com efeitos sociais negativos, onde os campeões são usados como instrumentos de reprodução da marca patrocinadora, que reflete o sistema capitalista., abaixo alguns fatores positivos:

  • Um meio de progresso nacional e intercâmbio internacional;
  • Geração de turismo;
  • Efeito imitação, onde exerce grande influência no Desporto popular;

O Desporto, um problema humano e social, ocorrido quando passou abranger manifestações como educação, participação e performance, precisando ser visto como um campo sociocultural, proporcionando oportunidades para convivência humana.

O Desporto precisa ser estudado nos seus alcances sociais, missão dos cientistas do Desporto, avançando no conhecimento da utilização das praticas esportivas na consolidação de estilos de vida, buscando superações e qualidade de vida.

DIMENSÕES SOCIAIS DO DESPORTO ( Tubino – M.J.G. )- ed. Cortez: 2001

Manoel José Gomes Tubino – Doutor em Ed.Física pela Universidade de Bruxelas, Doutor em Ed.Física e docente pela Universidade do Rio de Janeiro, Presidente da Federação Internacional de Educação Psíquica entre outros.



Citar este post
Pedro Pereira Leite (2017, 27 Setembro). Função Social do Desporto. Global Heritages. Recuperado em 21 de Junho de 2024, de https://doi.org/10.58079/p3d0

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.