Cidades e Tecnologias da informação XV

Um outro desafio para as cidades sustentáveis é a sua capacidade de integrar as tecnologias de informação e comunicação nos processos ambientais, sociais e económicos. Estas novas tecnologias permitem outras economias, economias socias de troca e partilha. Por exemplo, em várias cidades europeias já se promove e estimula economias de partilha. Por exemplo, as bicicletas os automóveis, as máquinas utilitárias de lavar, podem ser facilmente partilhas. Ao invés de se ter um equipamento que está 90 % do seu tempo útil parado, ele é usado pela comunidade, em função das necessidades de cada um, através do pagamento do seu uso.

 

A economia de partilha e solidária permite ampliar a ideia de serviço público à comunidade. As infraestruturas já são públicas. O uso dos seus equipamentos também pode ser público. Isso não significa que o uso tenha que ser gratuito, pois o uso individual dum equipamento implica que o seu usuário suporte o desgaste que produz. A questão é que ao invés das famílias e comunidades terem que investir nesse equipamento, ele se estiver disponível quando for necessário, pode ser usado por quem dela necessita. E as tecnologias de informação são a ferramenta que permite tornar essa solução viável.

Por exemplo, necessito de me deslocar a qualquer lugar. Através duma aplicação num telemóvel eu identifico uma viatura disponível nas redondezas, reservo-a e através dum código tenho acesso à viatura. Conduzo para onde necessito, e dou por concluído o serviço. O valor da deslocação é debitado na conta. O próprio equipamento calcula o consumo de energia a afeta uma para do uso do serviço. Se necessitar de colocar combustível, procedo ao enchimento do depósito, ficando o remanescente não usado, como crédito do meu serviço.

Isso implica que não temos que ter um bem, mas podemos partilha-lo. Isso produz sociedades mais inclusivas e liberta o espaço público de muitos veículos que não estão a ser úteis.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (15 de Setembro de 2017). Cidades e Tecnologias da informação XV. Global Heritages. Recuperado em 14 de Dezembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/p3cm


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.