Cidades inovadoras – XIII

Outro dos desafios que enfrentamos é o da inovação nas cidades. Todas as transformações que são necessárias resultam da inovação tecnológica. As cidades são os lugares de inovação. Uma cidade que está atenta ao desenvolvimento tecnológico, que as incorpora nos seus sistemas de informação e comunicação é uma cidade que está dinâmica. Que cria riqueza e empregos. Os novos sistemas implicam novas indústrias e novos usos das infraestruturas urbanas. Como se incentiva a inovação na cidade?

Um dos fatores de inovação vem da existência de universidades nas cidades. Instituições de educação a trabalharem em conjunto com as empresas locais. Ligar as universidades e as empresas e o governo local é uma dos desafios a desenvolver nas cidades. São as universidades que podem criar inovação, são as empresas e as organizações sociais que podem criar emprego. Os poderes públicos podem ajudar no desenvolvimento de parcerias, criando infraestruturas de apoio às incubadoras de empresas de negócios e serviços. Nos dias de hoje as chamadas “start ups” são lugares onde estão a surgir muita da inovação tecnológica. Muito do conhecimento produzido nas academias necessita de ser transmitido para a sociedade. E as sociedades, em particulares as cidade são lugares onde a economia do conhecimento está de desenvolver uma revolução com base nas tecnologias de informação e comunicação.



Citar este post
Pedro Pereira Leite (2017, 13 Setembro). Cidades inovadoras – XIII. Global Heritages. Recuperado em 26 de Junho de 2024, de https://doi.org/10.58079/p3ck

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.