Outro dos desafios que enfrentamos é o da inovação nas cidades. Todas as transformações que são necessárias resultam da inovação tecnológica. As cidades são os lugares de inovação. Uma cidade que está atenta ao desenvolvimento tecnológico, que as incorpora nos seus sistemas de informação e comunicação é uma cidade que está dinâmica. Que cria riqueza e empregos. Os novos sistemas implicam novas indústrias e novos usos das infraestruturas urbanas. Como se incentiva a inovação na cidade?
Um dos fatores de inovação vem da existência de universidades nas cidades. Instituições de educação a trabalharem em conjunto com as empresas locais. Ligar as universidades e as empresas e o governo local é uma dos desafios a desenvolver nas cidades. São as universidades que podem criar inovação, são as empresas e as organizações sociais que podem criar emprego. Os poderes públicos podem ajudar no desenvolvimento de parcerias, criando infraestruturas de apoio às incubadoras de empresas de negócios e serviços. Nos dias de hoje as chamadas “start ups” são lugares onde estão a surgir muita da inovação tecnológica. Muito do conhecimento produzido nas academias necessita de ser transmitido para a sociedade. E as sociedades, em particulares as cidade são lugares onde a economia do conhecimento está de desenvolver uma revolução com base nas tecnologias de informação e comunicação.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (13 de Setembro de 2017). Cidades inovadoras – XIII. Global Heritages. Recuperado em 2 de Dezembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/p3ck