Cidade amigáveis XI

As cidades elétricas, com sistemas universais eficientes são cidade que permitem criar sistemas e infraestruturas amigáveis. (smart)

Sistemas amigáveis são sistemas que usam a informação tecnológica disponível para gerir os fluxos de energia em função das necessidades de produção e consumo. Uma condição base é um acesso à uma rede de comunicação de banda larga. A chamada “internet das coisas” é o que permite o acesso e a gestão de fluxos complexos de informação. A inteligência artificial tem que ser aplicada nas cidades do século XXI para ajudar a gerir os transportes, a evitar congestionamento de tráfico, a manter as habitações e os lugares de trabalho confortáveis, sem desperdício energético.

A internet das coisas permite gerir todos os objetos mecânicos que dispomos. Podemos funcionar com eles de forma integrada e eficiente. A ideia é que os diferentes equipamentos interagem de forma a obtermos deles um uso eficiente e eficaz, reduzindo os desperdícios e maximizando o seu potencial. A Internet das coisas pode ser usada nos equipamentos, pode ser usada os computadores, nos edifícios. Podemos ter nas nossas habitações painéis solares que produzem energia de forma otimizada, que interagem com outros painéis para fazer fluir energia. Podem estar ativos quando são necessários, ou inativos se não forem necessários. O sistema de produção de energia comunica com os demais equipamentos. Trata-se de todo um mundo em surgimento que as cidades podem aproveitar. São três desafios que temos que enfrentar. Cidade elétricas, de energia verde e amigáveis permitirão no futuro ligar entre si os sistemas e as infraestruturas de forma eficaz e com eficiência elevada.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (11 de Setembro de 2017). Cidade amigáveis XI. Global Heritages. Recuperado em 14 de Julho de 2024 de https://doi.org/10.58079/p3ci


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.