As alterações climáticas e as cidades – X

Um dos maiores desafios para as cidades é o de estarem preparadas paras as alterações climáticas. Esse é o maior risco para a humanidade e uma ameaça às infraestruturas urbanas, sobretudo as que se situam em áreas perto de leitos de rios e de áreas portuárias. Os acordos de Paris e o ODS 13 apontam para a necessidade de se fazer uma transição para um sistema de energia com baixas emissões de carbono.

Mas as cidades são lugares que consomem muita energia. São lugares que dependem da disponibilidade constante de energia e quantidade. E isso vai continuar a suceder e as necessidades a aumentar. Usamos energia nas residências para aquecimento e alimentação, para lazer, para trabalhar; usamos energia nas empresas, na indústria, no comércio, nos serviços; os transportes públicos usam energia. Ora fazer uma transição energética implica substituir os atuais sistemas por novos sistemas, mantendo a satisfação das necessidades do seu consumo e da sua procura. As cidades necessitam de energia que seja eficiente, verde, limpa e que não afeta o clima. O primeiro passo é pensar nesses desafios nas cidades. Faze-las elétricas, com sistemas limpos e eficientes. Cidade onde o transporte seja fundamentalmente elétrico, onde a produção de energia seja verde. Isso permite evitar emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. Se a maioria da população vive em áreas urbanas, cidades verdes terão um efeito fundamental no atingir os objetivos dos Acordos Climáticos. Substituir os motores de combustão interna por motores elétricos. Substituir as centrais de produção de energia ou evitar a emissão de CO2. Criar cidades elétricas, seja a eletricidade produzida por vento, por sol, por energia hídrica ou nuclear, é um passo importante para atingir os ODS.

Mas é também necessário que os sistemas sejam eficientes e chegam a todos. Este é um outro desafio da transição energética necessário. Não ´s é necessário que seja feita uma transição, como é necessário que essa transição dê origem a sistemas eficientes, que cheguem a toda a cidade e para todos.



Citar este post
Pedro Pereira Leite (2017, 10 Setembro). As alterações climáticas e as cidades – X. Global Heritages. Recuperado em 21 de Junho de 2024, de https://doi.org/10.58079/p3ch

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.