O que é uma cidade sustentável IX

Em todo o lado estamos a pensar nos objetivos de desenvolvimento sustentável. Há muita gente que está a pensar nas melhores soluções para atingir o objetivo nº 11 de criar cidades sustentáveis. O que é isto duma cidade sustentável.

É uma cidade próspera, justa e ambientalmente sustentável? Como podemos identificar uma cidade sustentável? Vale a pena pensar quais são as ideias básicas que caracterizam uma cidade sustentável. Que planos devem ser feitos. Que desenhos devem ser desenvolvidos. Como devem parecer e que infraestruturas e sistemas devem ser desenvolvidos.

É necessário combinar estes elementos com o grande objetivo do desenvolvimento sustentável, de forma nas nossas cidades seja possível compatibilizar a economia, a sociedade e o ambiente.

Há algumas características que são uteis pensar para identificar estas cidades sustentáveis e que podem constituir um guia para a ação. É necessário pensar que o crescimento urbano está a ser muito rápido em todo o mundo e portanto é necessário atuar já. E atuar num sentido correto. Como é que nos organizamos. Como fazemos. Sabemos que na Europa e na América do Norte, as cidades estão consolidadas. Como é que elas podem ser reabilitadas. Em África, na Ásia, estão a surgir, praticamente todos os dias novas cidades. Como é que fazemos para evitar os erros que devem ser evitados. O tempo é escasso.



Citar este post
Pedro Pereira Leite (2017, 9 Setembro). O que é uma cidade sustentável IX. Global Heritages. Recuperado em 13 de Junho de 2024, de https://doi.org/10.58079/p3cg

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.