Redes de Museus e Núcleos de Museus (III)

Ainda a propósito das Redes de Museus que estão ativas em Portugal, e que merecem atenção ( e como tenho vindo a defender, constituem relevantes trabalhos no terreno que deverão ser incluídos na necessária renovação da Rede Portuguesa de Museus dos núcleos), alguns amigos atentos chamaram-me a atenção para algumas outras dinâmicas que estão em curso.

Em Évora, a Rede de Museus de Évora que reúne 18 equipamentos e pólos culturais  da cidade, publicos e privados, que tem vindo a ser dinamizado pela ação da Universidada de Évora.

Uma outra rede ativa, a do Património Geomineiro que para além de trabalhos de investigação establece diálogos com o património natural. Uma rede que em Portugal conta com o esforço de José Manuel Brandão, a partir de Lisboa e José Manuel Lopes Cordeiro, a norte na sua Associação para a Proteção do Património Industrial (APPI-TICCIH Portugal)

No próximo mês de setembro, em Alamdén, Espanha – será realizado o XVII Congresso Internacional.

Ainda no campo das redes, de Património Industrial, há que lembrar a Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial (APAI) criada nos anos oitenta (quando não existia o conceito de rede) que tem vindo a criar por todo o país, pela mão de Jorge Custódio , Conceição Serôdio e Graça Filipe, redes informais de arqueologia industrial.

Outras redes haverá certamente.

Valerá a pena acentuar é que existem hoje em portugal diferentes redes, temáticas ou territoriais, que desenvolvem diferentes trabalhos de educação patrimonial. E que estas redes estão vivas e atuantes. No âmbito do seu direito de participação, esta realidade deverá ser consultada no âmbito da necessária revisão da politica publica para os museus portugueses, da sua rede e sobretudo pensar o que é que estas experiências tem de positivo para poderem se usadas como boas práticas.

 

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.