A Diversidade Cultural na Lusofonia

Na sequência das comemorações do dia da Língua e da Cultura Portuguesa, que se realizou no dia 9  de Maio  no Palácio do Correio Mor, em Lisboa, foi inaugurada a exposição que sobre A “Diversidade Cultural na  CPLP” realizada no âmbito do Laboratório  Experimental de Museologia e Educação da Universidade Lusófona.

A exposição foi realizada no âmbito do vigésimo aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e tem como finalidade ser usada em contexto pedagógico.

A exposição é enviada em formato digital para as instituições com interesse na Comunidade e para as escolas dos Estados membros, e estará brevemente disponível.

Organizada num conjunto de 21 painéis, que agrupam oito módulos a exposição apresenta os seguintes temas :

  • CPLP – Uma instituição solidária;
  • Lugares que habito e me habitam;
  • Narrativas temporais;
  • Viagens à Natureza;
  • Olhares e gestos;
  • Memórias acesas;
  • As nossas línguas;
  • Os sons da Língua.

A exposição  procura mostrar a diversidade cultural na Lusofonia a partir da integração de conteudos geoculturais. Foi inspirada nos trabalho do XVII Conferencia Internacional do MINON. e na sua Misssiva “Memória Acesa” numa  leitura poética sobre a diversidade cultural deste espaço geocultural

O dia 5 de Maio – Dia da Língua Portuguesa e Cultura na CPLP foi  ser celebrado com um conjunto de eventos, organizados pelos grupos de embaixadores dos Estados membros da CPLP em diversas capitais do mundo, pela Sociedade Civil e pelos governos.

O dia 5 de maio foi instituído como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, a 20 de julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida na cidade da Praia, Cabo Verde.

A conferencia Políticas Culturais e Economia do audiovisual da CPLP, que decorreu juntamente com a cerimónia de abertura, pode se vista aqui

Museu AfroDigital – Estação Portugal



Citar este post
Pedro Pereira Leite (2017, 10 Maio). A Diversidade Cultural na Lusofonia. Global Heritages. Recuperado em 26 de Junho de 2024, de https://doi.org/10.58079/p39d

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.