Cultura e dignidade Humana CXV – Negócios Criativos

Apresentamos dois modelos de negócio para empresas criativas: o modelo tradicional e o modelo Resolução de Problemas

No final deverá:

  • Identificar os processos de financiamento, as fontes e Mercado de financiamento da economia criativa
  • Distinguir entre os dois modelos de negócios de empresas criativas

O que é um negócio criativo?

O que é o negócio ou o empreendorismo. Quem o faz? Empreendedor ou negociante. Na economia criativa fala-se de empreendedores. Empreendedor criativo é alguém que cria produtos a partir da criatividade e da inovação. Mas não é só isso, pois há muitos outros lugares onde se produz criatividade, inovação. Universidades, escolas, laboratórios, etc. O que diferencia um criativo dum empreendedor criativo é que este produz algo a pensar nas necessidades de mercado, mas sobretudo é alguém que assume o risco do negócio.

Isso significa que para se ser um empreendedor, é necessário estar preparado para assumir riscos. Vai se necessário investir tempo e dinheiro para fazer um determinado tipo de trabalho, desenvolver esforços para fazer qualquer coisas, juntar vontades e fazer ações que ocupam espaço e etempo. Um empreendedor criativo também terá que aplicar a sua criatividade para fazer qualquer coisa de novo, qualquer coisa que possa ser vendido a alguém. Que seja útil e necessário.

O risco que está envovido nessa atividade resulta da imprevisibilidade do sucesso. O resultado da ação pode ser positivo, ou pode ser negativo. O risco pode ser ponderado, medido, mas não anulado. Quando a atividade resultaem sucesso, não haverá grandes problemas. O insucesso é que é a questão para a qual um empreendedor tem que estar preparado. Para se preparar para o risco é necessário assumir a consciência do modelo de negócio.

 



Citar este post
Pedro Pereira Leite (2017, 3 Fevereiro). Cultura e dignidade Humana CXV – Negócios Criativos. Global Heritages. Recuperado em 21 de Junho de 2024, de https://doi.org/10.58079/p37h

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.