Apresentamos dois modelos de negócio para empresas criativas: o modelo tradicional e o modelo Resolução de Problemas
No final deverá:
- Identificar os processos de financiamento, as fontes e Mercado de financiamento da economia criativa
- Distinguir entre os dois modelos de negócios de empresas criativas
O que é um negócio criativo?
O que é o negócio ou o empreendorismo. Quem o faz? Empreendedor ou negociante. Na economia criativa fala-se de empreendedores. Empreendedor criativo é alguém que cria produtos a partir da criatividade e da inovação. Mas não é só isso, pois há muitos outros lugares onde se produz criatividade, inovação. Universidades, escolas, laboratórios, etc. O que diferencia um criativo dum empreendedor criativo é que este produz algo a pensar nas necessidades de mercado, mas sobretudo é alguém que assume o risco do negócio.
Isso significa que para se ser um empreendedor, é necessário estar preparado para assumir riscos. Vai se necessário investir tempo e dinheiro para fazer um determinado tipo de trabalho, desenvolver esforços para fazer qualquer coisas, juntar vontades e fazer ações que ocupam espaço e etempo. Um empreendedor criativo também terá que aplicar a sua criatividade para fazer qualquer coisa de novo, qualquer coisa que possa ser vendido a alguém. Que seja útil e necessário.
O risco que está envovido nessa atividade resulta da imprevisibilidade do sucesso. O resultado da ação pode ser positivo, ou pode ser negativo. O risco pode ser ponderado, medido, mas não anulado. Quando a atividade resultaem sucesso, não haverá grandes problemas. O insucesso é que é a questão para a qual um empreendedor tem que estar preparado. Para se preparar para o risco é necessário assumir a consciência do modelo de negócio.