Cultura e Dignidade Humana CXII – Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável

Com a maioria de população a viver nas cidades e com a construção da agenda 2030, que trata dos problemas económicos, sociais e ambientais, a economia criativa pode ser prespetivada como uma proposta para a transição para um futuro sustentável. Como uma proposta da cultura para o desenvolvimento. Uma proposta centrada nas pessoas, no planeta e na prosperidade. Prosperidade relaciona-se com a economia. A economia sustentável não trata apenas do lucro, ou dos resultados, mas trabalhar com essa dimensão e com a inclusão social e cultural.

Por essa razão a economia criativa está na linha da frente do desafio da Agenda 2020 para o Desenvolvimento Sustentável.  Um mundo sustentável implica a dimensão económica, social e ambiental. Quer dizer que o produto oferecido tem que ser pensado desde o seu início até ao seu final como um produto sustentável.

Por exemplo, se se constrói uma casa, uma Estrada ou um outro qualquer equipamento, eles tem que ser sustentáveis. Por isso pensar a suatentabilidade tem que estar incluída no desenho do projeto. As industrias criativas tem que estar incluídas na discussão da sustentabilidade do produtos.

As estratégias de sustentabilidade têm que ser ambiciosas e criativas. Elas são sobretudo ação orientada. Nós estamos a discutir o desenvolvimento com um processo de mudança. Na cidade, numa região, numa rua, numa comunidade. Isso implioca uma certa ambição. Usar a criatividade, a inovação e a tecnologia para mudar os padrões de consumo e de produção. No conceito de desenvolvimento sustentável, tem que estar formulado a partir, da ideia base das industrias criativas: Criatividade, Conhecimento, Acesso à Informação e usar os instrumento dinâmicos que ela tem vindo a testar.

 

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (31 de Janeiro de 2017). Cultura e Dignidade Humana CXII – Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável. Global Heritages. Recuperado em 22 de Julho de 2024 de https://doi.org/10.58079/p37e


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.