Cultura e Dignidade Humana CX – Trabalho Criativo

Por outro lado, as Industrias Criativas são também um setor de trabalho intensivo. Um produto cultural tem que ser produzido no tempo. O tempo é um dos valores mais caros do produto. Por isso, muitos produtos culturais e artísticos, como incorporam o tempo, são normalmente produtos caros. Em princípio a arte é cara.

O tempo é muitas vezes o fator básico do produto que se oferece. Quando um evento cultural acontece, uma performance, isso é muitas vezes uma manifestação única e exclusiva duma herança cultural num dado território. Por exemplo, a estatuaria africana não pode ser produzida na Ásia, ou vice-versa. As indústrias criativas, por vezes trabalham com produtos únicos que transportam identidades dos territórios onde são feitos.

Por vezes falamos de “produtos experiencias”. Produtos que são consumidos no momento em que são produzidos. As artes performativas, as artes do espetáculo são exemplos desta transitoriedade de produtos que são consumidos por uma audiência, também ela única. Dái a importância do local.

E finalmente uma última característica dos produtos culturais é o seu ciclo de vida, que na maioria dos casos é muito curta. Pode varia desde o momento à época da moda, mas em regra são produtos que tem ciclos de vida muito curtos. São atividades onde não basta ter uma boa ideia e construir a partir dela um negócio. É um negócio em que é necessário estar sempre a produzir ideias. Por isso a criatividade é fundamental, pois é um negócio onde o potencial advém da sua novidade, e o novo é um ciclo muito curto.

 

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (29 de Janeiro de 2017). Cultura e Dignidade Humana CX – Trabalho Criativo. Global Heritages. Recuperado em 30 de Abril de 2025 de https://doi.org/10.58079/p37c


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.