Atualmente na era pós industrial, muitas cidades estão a fazer uma transição. Os processos de manufaturação e industrialização estão em desaparecimento e está a ser dada uma maior atenção aos serviços direcionados e aos setores de tecnologia intensiva.
Esse conceito de transição urbana tem vindo a ser aplicado no planeamento urbano para a regeneração das cidades. A Cidades criativas podem usar o potencial de criatividade de muitas formas. Essas cidades procuram ativar os seus recursos culturais para atrair empregos e investimentos criativos. As cidades criativas colocam em evidência as atividades cirativas para valorizar a vida urbana, a coesão social e a identidade cultural.
Em 2004, a Unesco criou a Rede de Cidades Criativas para valorizar o papel da cultura na sociedade como parte da sua economia. (www.unesco.org/culture/creativecities).
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (23 de Janeiro de 2017). Cultura e Dignidade Humana CIV – Redes e conexões da Economia Criativa. Global Heritages. Recuperado em 22 de Janeiro de 2025 de https://doi.org/10.58079/p375