Cultura e dignidade Humana XCVI – Ideia de Economia Criativa

Na definição da UNCTAD a Economia Criativa é um conjunto de atividades baseada no conhecimento que podem gerar rendimento, emprego e exportações, promovendo a inclusão social, a diversidade cultural e o desenvolvimento sustentado.

O conceito abrange atualmente um conjunto de expressões que marcaram a observação do fenómeno cultural, nomeadamente a visão da organização da sociedade em setores ou áreas de atividade. Na economia, a cultura foi inicialmente referenciada como “setor cultural”, um conceito que procurava integrar os “produtos culturais”, de natureza simbólica ou performativa, no âmbito da economia de mercado, sobretudo através do alargamento do consumo. Para melhorar a compreensão desta ligação, e para melhor distinguir a produção cultural do consumo da cultural, surge, já nos anos oitenta e noventa o conceito de Industrias culturais, que integrava atividades, algumas já consolidadas, como o mercado dos livros, dos discos e do cinema, com outras emergentes, os grandes eventos ou a moda.

Um fator que tornou relevante esta necessidade de distinção entre o lugar de consumo da cultura, como um espaço de troca mercantil de mercado (industrias), ou como espaço de criação resulta do turismo, que organiza o mundo em produtos. Para a atividade turística o que é relevante não são os recursos que existem, mas os produtos que se podem criar para consumo dos turistas. Por exemplo um museu ou uma paisagem é, primariamente um potencial recurso. Apenas se transforma-lo numa atração turística, se dele foi possível criar um produto ou integra-lo num processo de comercialização.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (15 de Janeiro de 2017). Cultura e dignidade Humana XCVI – Ideia de Economia Criativa. Global Heritages. Recuperado em 28 de Abril de 2025 de https://doi.org/10.58079/p36x


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.