Cultura e Dignidade Humana – LXXXIX – Economia Criativa

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o conhecimento da economia criativa, as aptidões para o seu desenvolvimento no âmbito do Contributo das atividades do setor criativo para dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A economia criativa está em desenvolvimento em todos os países e oferece várias oportunidades para criar valor económico na sociedade, tem vindo a altera as cadeias de produção integrando o talento e a criatividade. A Economia criativa tem registado, na última década,um crescimento muito acentuado. A economia criativa tem vindo a colocar novos desafios às autoridades públicas, às empresas, às relações internacionais,; tem criado gnovas oportunidades de negócio e contribui para a construção da solidariedade entre as comunidades, para uma maior integração e inclusão social, oferecendo oportunidades a partir dos sabres locais. A economia criativa tem vindo a reforçar a relação entre redes e a consciência do lugar da cultura nas empresas culturais.

A economia criativa mobiliza conhecimentos, exige capacidades e promove atitudes em relação com o mundo e com os outros. A economia criativa permite uma aprendizagem holística.

O Conhecimento: é a base da economia criativa, permita as abordagens inovadoras e serve como matriz das políticas públicas para os problemas locais e coloca na agenda as tendências do setor económico.

As aptidões: São essenciais para aplicar o conhecimento e necessitam de ser treinadas para permitirem uma operacionalidade eficente. As atividades criativas são utilizadoras intensivas das tecnologias, em particular das tecnologias de Informação e comunicação, das artes tradicionais e da distribuição de conteúdos criativos.

As atitudes facilitam o processo de conhecimento e de relação com os outros. A economia criativa é um processo de cocriação, crítico reflexivo, que facilita a emergência de visões partilhadas, da valores partilhados, promove a diversidade cultural e o desenvolvimento socioeconómico com base no respeito pelo ambiente.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.