Cultura e dignidade Humana XXII

Do crescimento económico ao Desenvolvimento centrado nas pessoas

As teorias do crescimento económico, nos anos 60 e 70 acentuavam a questão do crescimento económico como forma de alcançar o desenvolvimento. O Crescimento era visto como uma sucessão de etapas que os diferentes países tinham que passar, para serem desenvolvidos. Nesse crescimento chave estava na modernização, na criação de industrias. O desenvolvimento era industrialização e urbanização.

O paradoxo é que o crescimento dependia da transformação das sociedades tradicionais. Implicava uma transformação social. A sociedade tradicional tinha que se transformar. O que faz, como faz. Era necessário mudar a forma como as pessoas pensavam, como faziam, como se vestiam, como viviam, onde viviam, o que comiam. A questão social estava implícita no crescimento, mas não era enunciada. O desenvolvimento transformou-se num produto.

As políticas de desenvolvimento, começam nos anos 90 a tornar explícito a questão social. Se o crescimento se destina a combater a fome e a miséria, o desenvolvimento deve ser destinado aos pobres. Como é que o crescimento pode ser feito para os pobres. O que aconteceu é que os pobres acabaram por ficar menos pobres, mas os ricos ficaram mais ricos.

As políticas devam ser feita a parti das necessidades do pobres. O Desenvolvimento participado é uma forma de procurar interrogar as pessoas sobre as suas necessidades.

 

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.