Amazónicas XXXII – Participação e jardim do museu

Processos de Participação

O que é um processo de participação. É um processo onde os interessados numa determinada ação são ouvidos e envolvidos no planeamento e execução da ação.

Os processos de participação podem ser mais formais ou informais, mais extensos ou mais restritos, mais aberto e inclusivos ou mais restritos e tendencialmente excludentes. O processo de participação

O processo de participação surge diminuído se as pessoas não veem os resultados da sua participção. Os resultados dependem do desenho de aproximação à comunidade.

Num processo de participação os parceiros tomam parte em todas as fases do processo participatório, desde o seu desenho, execução e avaliação.

O processo de participação é um processo de escuta dos outros para criar ações a partir dos interesses comuns, é um processo em que se procura o que é que cada um pode fazer agora.

Há várias formas de envolver os cidadãos na participação. O mais comum é propor, no local onde se procura desenvolver a participação, um conjunto de jogos de rua. Fazer um “jardim da educação”. Um jardim da do espaço público é propor às pessoas que tomem conta do espaço e fazer com que as pessoas usem o espaço.

Nos museus inicia-se, por exemplo, com um jardim do museus, onde todos são convidados a tomar conta do espaço e a construir o seu jardim. Um espaço de jardim é um espaço de laboratório social.

O laboratório de participação tem como objetivo

  1. reconhecer os recursos invisíveis e torna-los disponíveis;
  2. reconhecer os processos de mediação e dialogar com os distinto atores;
  3. reconhecer a importância de mostrar os resultados alcançados

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.