Encontro da Primavera do ICOM.PT (X)

CC [52’ 53’’] Também para concluir, no que respeita à incidência nacional de políticas, eu vejo o impacto desta recomendação sobretudo a três níveis. Tendo em conta que já possuímos a legislação enquadradora, onde muitos outros países não possuem. O primeiro é no plano das coleções. Portanto ela é um impulso para tratarmos também o assunto das coleções visitáveis, que não teve desenvolvimento desde a sua contemplação na Lei-quadro dos Museus. É portanto um impulso também para podermos cooperar com colegas de outros países e vermos como é que nos outros países, sobretudo aqueles que já referi, Espanha e Itália, têm vindo a aprofundar esta matéria.

O segundo aspeto tem a ver com o desenvolvimento de instrumentos de planeamento que contemplem as grandes áreas desta Recomendação. Refiro-me a documentos que à pouco mencionais, como seja de Planeamento Estratégico, seja de planeamento operacional e que contemplem estas grandes linhas.

Finalmente, aquilo que parece a definição de museu, que transparece neta Recomendação, que é um museu do século XXI, construído em termos participativos, com a colaboração dos públicos. Isso é um aspeto que é transversal ao texto da Recomendação, parece-me que a interiorização, a adoção desse paradigma dum museu participativo, em que as afinidade e os papeis dos públicos vai muito além da sua simples consideração como visitantes, ou mesmo utilizadores, é talvez o aspeto que tem um alcance maior, que pode ter uma repercussão, uma mudança de paradigma e de mentalidades, que são sempre mais lentas essas mudanças, mas que seria aquele em que eu apostaria, duma forma até diria didática, pondo em prática, as boas práticas que esta recomendação nos sugere.

AC [55’ 27] Muito obrigado a ambos. Não se falou de tudo, mas penso que se abordaram os principais pontos desta declaração.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.