Agenda “Ecomusei” 2016 (XII)

Educação e animação sociocultural

Os ecomuseus mostraram nos últimos anos a sua capacidade para constituir-se como laboratórios eficazes de ação pedagógica e educativa sobre o tema da sustentabilidade, a paisagem e o património cultural, ao serviço do mundo escolar, mas também na sociedade em geral, oferecendo-se como um instrumento de “formação contínua” e de mediação e intermediação entra as gerações.

Os ecomuseus querem igualmente converter-se em agentes ativos de animação sociocultural, levando a cabo ações concretas para a procura mais consciente da qualidade de vida. Cada ecomuseu é portador de um património e uma identidade especial, de um conjunto de projetos e de relações que se expressam de maneira criativa.

Para não deixar perder o legado de experiencia acumulada ao longo do tempo e para extrair o máximo benedos territórios, os ecomuseus proporcionarão uma supervisão interna dos resultados produzido em termos de projeto educativo e pedagógico e iniciativas socio culturais sobre os temas da sustentabilidade, da valorização da paisgem e do património cultural.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (5 de Julho de 2016). Agenda “Ecomusei” 2016 (XII). Global Heritages. Recuperado em 25 de Julho de 2024 de https://doi.org/10.58079/p31p


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.