Educação e animação sociocultural
Os ecomuseus mostraram nos últimos anos a sua capacidade para constituir-se como laboratórios eficazes de ação pedagógica e educativa sobre o tema da sustentabilidade, a paisagem e o património cultural, ao serviço do mundo escolar, mas também na sociedade em geral, oferecendo-se como um instrumento de “formação contínua” e de mediação e intermediação entra as gerações.
Os ecomuseus querem igualmente converter-se em agentes ativos de animação sociocultural, levando a cabo ações concretas para a procura mais consciente da qualidade de vida. Cada ecomuseu é portador de um património e uma identidade especial, de um conjunto de projetos e de relações que se expressam de maneira criativa.
Para não deixar perder o legado de experiencia acumulada ao longo do tempo e para extrair o máximo benedos territórios, os ecomuseus proporcionarão uma supervisão interna dos resultados produzido em termos de projeto educativo e pedagógico e iniciativas socio culturais sobre os temas da sustentabilidade, da valorização da paisgem e do património cultural.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (5 de Julho de 2016). Agenda “Ecomusei” 2016 (XII). Global Heritages. Recuperado em 23 de Junho de 2025 de https://doi.org/10.58079/p31p