Agenda “Ecomusei” 2016 (XI)

  • Produção e qualidade de vida

É neste setor que os ecomuseus italianos fizeram maiores esforços nos últimos anos. É importante prosseguir com o que já foi alcançado, em espacial para reforçar as ligações com o “Slow Food Itália”, com as regiões agrícolas e com as forma emergentes de comércio justo e solidário; também continuar e transformar os eixos definidos pela EXPO 2015 “Alimentar o Planeta” em ações concretas e tangíveis para a transformação da cultura e consumo de alimentos.

Os ecomuseus deverão centrar-se nas novas formas de economia local, segundo a qual se experimentam projetos de períodos curtos e sustentáveis, transversais a vários setores: agrícola, ambiental, turístico, cultural e social (bem-viver).

Os ecomuseus serão promotores de um acordo entre os conhecimentos práticos tradicionais e a inovação tecnológica, em particular pela experimentação de novas formas de atividade que colocam os jovens em contacto com o seu património cultural. O modelo ecomuseal pode apresentar um projeto real de desenvolvimento do território em termos económicos, de coesão social e solidez estrutural, mediante a definição de novos cenários, com uma visão de futuro que coloque no centro o belo, as relações humanas, o respeito pela terram, a qualidade de vida

Propomos, a partir da avaliação das ações desenvolvidas, definir as linhas diretrizes que podem ajudar a criação e apoio aos sistemas de produção locais, associados à qualidade e otimização dos produtos e atividades derivadas do património cultural e que estão direcionadas ao crescimento económico, cultural e social das comunidades implicadas.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (4 de Julho de 2016). Agenda “Ecomusei” 2016 (XI). Global Heritages. Recuperado em 3 de Outubro de 2024 de https://doi.org/10.58079/p31o


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.