O Valor social dos Museus

A propósito do Valor social

A questão da Função Social dos museus parte da questão do valor social. Como avaliar, qualitativamente ou quantitativamente o valor dum processo museológico. Toda a avaliação pressupõe a definição do objetivos, de fins a atingir e dos meios usados. A avaliação é o processo em que se mede, de forma quantitativa ou qualitativa, o grau de sucesso ou insucesso em relação a esses fins e a forma como os meios foram usados.

Numa organização há que ter em consideração a diferenciação entre eficiência e eficácia. Grosso modo eficiência refere-se ao processo e eficácia em relação aos fins. A questão da Função social dos museus é uma questão complexa, porque se relaciona mais com os processos do que com os seus fins. A função social não se constitui como um objectivo, mas como um processo.

A função social insere-se no âmbito da justiça cognitiva, de solidariedade entre e intra gerações na procura de liberdade e solidariedade. Há no entanto a consciência que toda a atividade deve ser sustentável. A sustentabilidade, nas políticas culturais é investir nas pessoas. Há todavia o poderoso limite que modela o investimento, que o subordina à lógica da criação da riqueza, de valor. Todo o investimento deve ser produtivo. Deve criar valor.

Há no entanto uma forte tensão nas sociedades atuais, sobretudo no norte, para canalizar investimento para o sector de especulação financeira, retirando capital e recursos para os investimentos sociais, com base na lógica de que o ciclo de investimento no sector financeiro é mais célere do que o investimento nas pessoas, visto como mais lento e difuso. Uma ilusão como é comprovado pela lei de Pareto em que torna evidente que a economia vive ciclos de especulação financeira, em que se procura colocar o dinheiro a circular mais rapidamente para ter a ilusão que há mais dinheiro. Uma situação em que a circulação do dinheiro leva à erosão do seu valor. Uma ilusão que evidência a crise do sistemas.

A função social dos museus, ao trabalhar com processos pode induzir um espaço para romper com a ideia de ciclo especulativa, contrapondo a criação do valor financeiros, pela criação de valor de cidadania. A cidadania exige, educação, ciência e cultura. Este triângulo virtuoso implica investir na sociedade. Estabelecer novas prioridades, para corrigir as desigualdades nos processos sociais, para valorizar as aprendizagens. Cada cidadão é um ser singular, que exige uma educação compreensiva e um espaço de aprendizagem de cidadania. A educação não formal e informal, a que ocorre nos espaços e nos processos museológicos concretizam essa possibilidade de encontro e de produção de inovação pela criatividade.

A criação do valor na função social dos museus pode ser observada pela possibilidade de avançar. Cultura é o que nos permite avançar na construção de cidadania. A função social é um exercício de liberdade. A Liberdade como (libertas) a qualidade da balança quando está destravada, em equilíbrio. O que está no prato, sou eu e o outro. O respeito pela diversidade é o que produz o equilíbrio. O que produz a liberdade. A liberdade é a compreensão do caminho.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.