O presente e a representação da memória e da vontade o futuro

A propósito da questão da Função social dos museus, prosseguimos a reflexão sobre de que forma será possível problematizar as questões da memória da cidadania e do desenvolvimento humano e social

Há que ter ideia e debater ideias. É necessário debater para atingir o conhecimento. Temos falado que os museus são espaços de encontro. Espaços de reconhecimento do si e do outro, espaços da diversidade. Esta proposta entronca na questão da Dignidade Humana que temos debatido noutras questões.

Não será fácil trabalhar sobre a dignidade humana. Ele tem como herança a formação do estado de direito, uma estrada feita de guerra e tensões. A sua base, a do Estado de Direito é a legitimidade baseada nos cidadãos. Foi um longo caminho que está alicecada no primado da lei.

A legitimação do poder advém da representação dos cidadãos. A ela contrapõe-se, no mundo europeu, a vassalagem do Antigo Regime, e noutras latitudes outras formas de legitimação. A sociedade democrática é composta por cidadão, cidadão que tem direitos e deveres perante a lei, uma lei concebida de forma abstracta para todos. Para alem disso, esta “rule of low “ é também igualitária. A liberdade e a igualdade são um par.

A legitimidade da lei também advém da sua regulação. A produção de lei, a sua execução e a sua avaliação são feitas por corpos diferentes. Há uma legitimidade que advém da representação inicial, dada pelo voto popular, por representação, e que se mantem ao longo de todo o momento em que se concretizam as políticas. Há um valor ético na democracia que é o de garantir que não há privilégios e que os rendimentos da sociedade são distribuídos com equidade.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.