Sobre a Nova Recomendação da UNESCO sobre Museus Colecções sua Diversidade e Função Social (XII)

A Teoria Museológica e a sua Cadeia Operatória  e a formação da agenda da memória

Esta hierarquia epistemológica fundamente a cadeia operatória da museologia. Uma cadeia que se inicia, no processo cognitivo de atribuição de relevância (o fato museal), a partir do qual se constitui o fenómeno museológico. É sobre estes fenómenos museológicos que se desenvolvem os processos museológicos, o conjunto de ações que são exercidas pelos seres humanos nos objetos que lhes são relevantes, num determinado contexto. O que esta Recomendação nos trás de novo é a significação de relevância social dos atributos da museologia. Na linha do que a nova museologia vinha defendendo, a escolha da salvaguarda e comunicação dos objetos patrimoniais e museológicos, dependam também da sua relevância social. Dos atributos que eles tem para a comunidade.

Este é um aspecto de inovação da Recomendação sobre a Função Social dos museus e sua coleções. Em linha do que a nova museologia já tinha identificado, é que a atribuição de relevância para as ações de protecção (salvaguarda) e sua comunicação, constituem-se como políticas públicas e devem ter em conta diversidade dos saberes. Esta recomendação, sem retirar atributos aos profissionais da museologia, vem agora acrescentar que a atribuição das relevâncias patrimoniais, ou melhor “a constituição da agenda da memória” já não pode ser exclusivamente feita pelas elites, e que nesse processo se devem procurar incorporar as diversidades dos saberes e práticas da scomunidade.

Vem afirmar que as coleções não são mais series de objetos ou documentos em arquivos ou museus, nem são mais obejtos despojados de vida, mas são também, tudo aquilo que a diversidade do mundo produz como manifestação de identidade, nos seus processos de construção de memória colectiva.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.