Sobre a Nova Recomendação da UNESCO sobre Museus Colecções sua Diversidade e Função Social (V)

A leitura da nova Recomendação: contexto geral

Podemos verificar pela normativo já existente a complexa, diversa e complementaridade de instrumentos com que os profissionais de museologia necessitam de dialogar para aplicar esta Recomendação. No entanto haverá que ter em atenção que um olhar mais próximo dá uma elevada relevância aos projetos e ações onde se permite identificar uma vinculação com o campo da Museologia Social.

Como se afima no texto aprovado pelo Seminário realizado na ULHT em janeiro de 2016 “ A Recomendação dialoga com temas que estão no centro da atuação de um número cada vez maior de museus, em todos os continentes, que se reconhecem como atores do desenvolvimento, da inclusão social, da igualdade de gênero, do respeito pelas diversidades, assumindo plenamente princípios e valores já inscritos na Declaração de Santiago do Chile, de 1972, que a própria Recomendação invoca de pleno direito”.

Haverá portanto ainda relacionar esta declaração com um conjunto de textos matriciais da museologia social, para entender a influência que este documento assume. Trata-se dum documento que apela à ação e permite ampliar as reflexões sobre a nova museologia sobre as suas práticas e sobre a sua adequação aos desafios do mundo contemporâneo. E este será um novo desafio que esta Recomendação coloca no campo da museologia social. O de trabalhar sobre a Função social dos Museus.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.