Sobre a Nova Recomendação da UNESCO sobre Museus Colecções sua Diversidade e Função Social (III)

Oportunidade da Declaração

Um dos argumentos utilizados para dar conta da necessidade de se fazer um instrumento sobre museus era o de que o último documento da UNESCO sobre museus datava de 1960 a “Recomendação Relativa aos Meios Mais Efetivos de Tornar os Museus Acessíveis a Todos”.  Se tomarmos em linha de conta que a aprovação desta recomendação se deu em 2015, mediaram 55 anos entre as duas recomendações sobre museus. Mais de meio século onde no mundo ocorreram profundas transformações.

Não foi contudo uma atividade fácil. Após a aprovação da proposta de recomendação, foi necessário que o IBRAM desse continuidade ao trabalho, desenvolvendo esforços para apresentar um texto base para o documento a apresentar. Inicialmente a ideia seria a de fazer aprovar uma Convenção, tal como havia suceddiso em realação às questões da Diversidade Cultural. No entanto no decorrer dos trabalhos veirifcou-se que não haveria matéria sufucinete para produzir um acordo internacional a esse nível, pelo que se apontou para a elaboração dum recomendação.

Foi assim que se realizou em julho de 2012, no Rio de Janeiro, uma reunião de especialistas da UNESCO, que levou à produção dum documentos base para a Recomendação. O documento final produzido nessa reunião, que contou com uma forte participação da equipa do IBRAM vinculada com a Museologia Social foi apresentado na Unesco, na reunião do seu Conselho Executivo, ocorrida em outubro de 2012, que por sua vez solicitou a dois pareceres a especialistas da UNESCO.

(Os documentos relativos à preparação deste evento estão disponíveis no Site da UNESCO em Inglês.

Na Sessão seguinte do mesmo Conselho, em abril de 2013, os documentos preliminares foram avaliados e aprovados, seguindo-se a consulta aos Estados membros e aos parceiros da UNESCO para a área do património.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.