Sobre os processos de participação -StudioLab

Alguma lições sobre processos participativos em processos de planeamento

Envolver pessoas em processos não é fácil. Participar é tomar parte no processo. Envolver os técnicos, os cidadão, os atores sociais na resolução dos problemas. As pessoas ajudam a identificar os problemas e a encontrar as soluções .

No processos de planeamento no território, a participação apenas é solicitada no início. Por exemplo, num processo de planeamento a 5 anos, o envolvimento na participação apenas na sua fase inicial, leva a que não haja uma percepção da participação. É necessário proceder a um desenho de aproximação onde os parceiros tomam parte ativa no processo em todas as suas fases.

O processo de participação envolve saber escutar e procurar encontrar soluções para o que cada um pode fazer no imediato. É necessário criar um modelo para o processo.

Muitos processos partem da organização de jogos de rua de jardins do museus, de atividades educativas. O jardim da Educação pode ser um bom princípio para solicitar às pessoas para tomar conta do espaço.

O espaço pode ser usado como um laboratório social para reconhecimento.

Para reconhecimento dos recursos, visíveis e invisíveis, para procurar processos de mediação, para dialogar com atores distintos.

É importante ir mostrando os resultados alcançados e ir comunicando os resultados.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.