Da educação para o desenvolvimento à Educação Global
Nos últimos anos tem crescido a ideia da Educação Global como alternativa à Educação para o Desenvolvimento.
Educação Global segundo a Escola Mundo é uma aborrdagem metodológicas na educação onde a aprendizagem é baseada na cooperação.
Na aprendizagem cooperativa há uma interdependência positiva entre os esforços dos participantes para aprender. Eles empenham-se no apoio mútuo para que todos os elementos do grupo beneficiem com os esforços uns dos outros. Há uma interdependência positiva entre os participantes que se empenham em trabalhar juntos.
Estas metodologias permitem aprender através da interacção, melhorar as competências de comunicação e fortalecer a auto-estima.
Aprendizagem baseada na resolução de problemas
As metodologias baseadas na resolução de problemas encorajam as pessoas a fazerem perguntas e a darem respostas, recorrendo à sua curiosidade natural sobre eventos ou temas específicos. Os participantes são convidados a reflectir sobre questões que não têm respostas absolutas nem desenvolvimentos simples e que reflectem a complexidade de situações do mundo real. A aprendizagem baseada na resolução de problemas abre caminho a uma abordagem activa do processo de aprendizagem.
Aprendizagem baseada no diálogo
O diálogo cria interacções orais entre os participantes e procura estimular a troca de ideias. Funciona como uma ponte entre as pessoas e cria um espaço propício para o desenvolvimento de ideias, reflexões e propostas, mesmo que sejam opostas ou diferentes. O diálogo ajuda a desenvolver competências de comunicação e audição, logo, promove a compreensão de diferentes questões e pontos de vista. É um dos métodos mais importantes da educação global.
Aspectos importantes da metodologia da educação global:
- Escolher o ambiente de aprendizagem apropriado: Um ambiente centrado no indivíduo baseia-se nos princípios da aprendizagem democrática, participativa, cooperativa e experiencial.
- Desenvolver o pensamento crítico: O pensamento crítico desenvolve-se nas diferentes fases e níveis de aprendizagem. Em primeiro lugar os indivíduos precisam de reconhecer a realidade de forma a terem consciência da sociedade global e desenvolverem valores referentes ao direito de todos a uma vida digna.
- Fazer a ponte do global para a realidade de cada um e para o seu dia-a-dia é essencial para a compreensão dos fenómenos e acontecimentos internacionais.
- Estimular a curiosidade Estimular a curiosidade é um pressuposto muito importante para o desenvolvimento do pensamento crítico. Isto pode ser feito principalmente através de pesquisa mais orientada para as questões certas do que para as respostas correctas, as quais podem não existir num mundo incerto de questões complexas.
- Estimular a criatividade Estimular a criatividade é também um pressuposto muito importante para o desenvolvimento de perspectivas e possibilidades para estabelecer relações de paz e sustentabilidade do mundo.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pedro Pereira Leite (29 de Abril de 2016). Educação Global. Global Heritages. Recuperado em 14 de Dezembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/p2zv